27 de julho de 2025

Estatísticas do YouTube que quase ninguém te conta


Por Redação GMC Online Publicado 31/08/2021 às 20h54 Atualizado 20/10/2022 às 15h32
Ouvir: 08:52
Foto: Divulgação

Mesmo diante a várias redes sociais que permitem compartilhamento de vídeos, como Instagram, TikTok e Facebook, o YouTube ainda se mantém como a maior nesta categoria, detendo a posição de segundo site mais visitado do mundo.

A facilidade de publicação e a variedade de conteúdos que permitem interações como comentários e compartilhamentos, faz com que se encontre de tudo. Tudo mesmo: de animais levando sustos até o vídeo de “Baby Shark Dance”, conteúdo infantil que conta com mais de 9,1 bilhões de visualizações. Esta gigante plataforma apresenta estatísticas impressionantes ao longo da sua história.

  • Clique aqui e receba as notícias do GMC Online pelo Whatsapp.

Desde o primeiro vídeo publicado por um co-fundador em 23 de abril de 2005, o Me at the zoo (“eu no zoológico”), muita coisa mudou. Então vamos te contar algumas estatísticas atualizadas sobre o Youtube e mostrar o por que a plataforma tem tudo para se manter poderosa até o fim dos tempos.

História do YouTube

Em 2005, um grupo de jovens trabalhadores colocaram na rede o domínio do site www.youtube.com, especificamente às 21h13 de 14 de fevereiro. Chad Hurley, Steven Chen e Jawed Karim provavelmente não imaginavam naquele momento que seria a criação de uma tendência que se perpetua e cresce a cada dia. Karim decidiu gravar a sua visita ao zoológico de San Diego e publicou a experiência no YouTube.

A plataforma percorreu um longo caminho. Desde a criação, sua missão tem sido fornecer aos usuários acesso rápido e fácil a vídeos e a capacidade de compartilhar frequentemente. E, então, cresceu além das expectativas: foi de 0 a 1 bilhão de espectadores em uma década.

Estatísticas gerais


● Google comprou o YouTube em 2006 por US$ 1,65 bilhão
Lucro do Google com anúncios no YouTube foi de US$ 15 bilhões em 2019
● Presente em mais de 100 países e 80 idiomas
● Apenas 28% do conteúdo é em inglês
● Mais de 2,3 bilhões de usuários ativos mensalmente (Statista, 2021)
● No Brasil, 105 milhões de usuários mensais
● 79% dos usuários da Internet afirmam ter uma conta no YouTube
● Um bilhão de horas assistidas por dia
● 500 horas de vídeo enviadas a cada minuto
● 70% do tempo de exibição do YouTube vem de dispositivos móveis
● Maioria dos usuários no mundo tem entre 25 a 44 anos de idade
● Segunda rede social mais popular, atrás do Facebook
● Segundo site de busca mais acessado do mundo, atrás do Google
● Pesquisas de “como fazer” no Youtube, cresceram 70%
● 62% das empresas usam o YouTube

Usuários ativos mensais do YouTube

Esses 2,3 bilhões de usuários são definidos como visualizadores que se conectam ao site pelo menos uma vez por mês e apostamos que você faz parte desta estatística. Levando em consideração que os vídeos do YouTube podem ser vistos sem o uso de contas do Google, como reprodução automática no WhatsApp, por exemplo, o alcance do YouTube se torna realmente muito maior.

Esta estatística de usuários do YouTube pode ser muito valiosa para os profissionais de marketing, pois existe um mercado enorme e ativo pronto para ser explorado.

YouTube – a segunda mídia social mais popular

Uma pesquisa realizada pela Datareportal em 2019 revelou que 79% dos usuários da Internet afirmam ter uma conta no YouTube. Sorte a do Google que comprou o YouTube em 2006 por US$ 1,65 bilhão.

Um dos principais motivos que o YouTube consegue manter sua posição dominante na indústria é a acessibilidade. A simplicidade com que as pessoas podem começar contribuiu imensamente para atrair milhões de criadores de conteúdo em todo o mundo e compartilhar suas produções com um grande público ativo é desejo universal entre os
YouTubers.

Popularidade e capacidade de gerar bilhões de visualizações

De acordo com os dados do próprio site, o YouTube está disponível em mais de 100 países. Isso o torna atraente para seus usuários e aumenta o engajamento entre eles, já que pode ser acessado em 80 idiomas diferentes, desde os mais falados do mundo, como inglês, espanhol e mandarim, até os mais indistintos, como o azerbaijão e o laosiano.
Segundo pesquisa, apenas 28% dos vídeos postados por canais populares do YouTube são no idioma inglês. No mais, 67% são demais línguas, enquanto os 5% restantes estão mesclados em inglês e outros idiomas simultaneamente.

A mesma pesquisa também descobriu que, embora houvesse significativamente menos vídeos em inglês, estes tendem a receber cerca de quatro vezes mais visualizações do que os vídeos em outros idiomas.

YouTube diariamente

Todos os dias, as pessoas assistem a um bilhão de horas de vídeos no YouTube. Esse é um número que só aumenta a credibilidade do vídeo como fonte de conteúdo para as pessoas e explica o sucesso do YouTube como site de buscas.

De acordo com searchengineland.com., pesquisas relacionadas ao termo “como fazer” estão crescendo 70% ano após ano. Isso significa que, quando os usuários procuram maneiras de aprender algo, eles contam com o conteúdo de vídeo.

Esta é uma excelente palavra-chave para criadores de conteúdos, independentemente do
seu nicho de atuação.

Importância do YouTube para Negócios

À medida que o conteúdo em vídeo se torna cada vez mais importante, mais e mais empresas estão aderindo à programação de postagens. As estatísticas mostram que 62% das empresas usam o YouTube (Buffer, 2019). É claro que o YouTube pode ter conseguido popularidade como plataforma para visualização pessoal de vídeos, mas também tem sido uma ferramenta valiosa para empresas.

O compartilhamento ficou mais fácil com o uso do YouTube e funciona em ambos os sentidos. As empresas não apenas podem compartilhar suas notícias com seu público ou melhorar a visibilidade de sua marca, como podem usar a plataforma como um canal de relacionamento através de retorno pelos comentários e compartilhamentos.

Os usuários do YouTube preferem dispositivos móveis

Quanto tempo diário você passa no seu celular? Pois é. A realidade é que este consumo de dados via smartphones é o maior em toda a história. É por isso que esta estatística do YouTube não é uma grande surpresa. Mais de 70% do tempo de exibição do YouTube vem de dispositivos móveis (YouTube, 2019).

É evidente que as visualizações em celulares aumentaram muito mais rápido do que o consumo em computadores e, por isso, se manter atualizado com as tendências de vídeo mobile para seu público é mais que necessário para alcançar o sucesso de sua marca ou conteúdo pessoal. Criar e editar vídeos do Youtube específicos para visualização no celular, por exemplo, garante mais acessibilidade aos seus inscritos.

720.000 horas de vídeo enviadas para o YouTube diariamente

500 horas de vídeo são enviadas ao YouTube a cada minuto em todo o mundo, segundo dados da Tubefilter em 2019. São 30.000 horas de vídeo enviadas a cada hora ou 720.000 horas enviadas todos os dias. Os números realmente impressionam. Numa perspectiva mais simples, significa que você levaria cerca de 82 anos para assistir a quantidade de vídeos carregados no YouTube em apenas uma hora.

Google revela faturou US$ 15 bilhões com anúncios em 2019

O Google comprou o YouTube em 2006 e até 2020 não havia revelado o faturamento do serviço de vídeos. Após abrir o jogo, sabe-se que a plataforma teve receita de US$ 15 bilhões em 2019, quase dobrando de tamanho em dois anos, isto sem considerar assinaturas do YouTube Music Premium e YouTube Premium.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Morre ciclista atropelada por juiz que dirigia embriagado com mulher nua no colo


Por Redação A ciclista Thais Bonatti, de 30 anos, morreu neste sábado, 26, após ser atropelada na manhã de quinta-feira,…


Por Redação A ciclista Thais Bonatti, de 30 anos, morreu neste sábado, 26, após ser atropelada na manhã de quinta-feira,…

Geral

Morre ciclista atropelada por juiz que dirigia embriagado com mulher nua no colo


Por Redação A ciclista Thais Bonatti, de 30 anos, morreu neste sábado, 26, após ser atropelada na manhã de quinta-feira,…


Por Redação A ciclista Thais Bonatti, de 30 anos, morreu neste sábado, 26, após ser atropelada na manhã de quinta-feira,…

Geral

Turista morre após queda de 50 metros em cachoeira na Chapada dos Veadeiros


Um homem, identificado como Gustavo Rodrigues Guimarães, morreu na tarde de ontem, 25, após cair de uma altura aproximada de…


Um homem, identificado como Gustavo Rodrigues Guimarães, morreu na tarde de ontem, 25, após cair de uma altura aproximada de…