Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

08 de dezembro de 2025

Maringá instala dois poços para testar soluções para drenagem no entorno do Parque do Ingá


Por Letícia Tristão/CBN Maringá Publicado 08/10/2022 às 15h19 Atualizado 20/10/2022 às 20h46
Ouvir: 00:00
Maringá instala dois poços para testar soluções para drenagem no entorno do Parque do Ingá
Foto: Reprodução

A instalação dos dois poços de infiltração piloto, ou poços testes, faz parte da proposta de solução para a drenagem no entorno do Parque do Ingá, o que poderia recarregar os lençóis freáticos. É a parte de estudo de campo proposta pela Fadec, a Fundação de apoio ao Desenvolvimento Científico, da UEM, contratada pela Prefeitura de Maringá, para tentar encontrar soluções para a seca que atinge principalmente o lago do Parque do Ingá.

Os dois poços estão sendo instalados neste sábado, 8. Um no canteiro central em frente ao parque, na Avenida Laguna e outro na Rua Furtado Mendonça com a Rua Santos Dumont. O poço tem profundidade de oito metros e o objetivo é captar água da chuva e observar se surtiria efeito no problema da drenagem. Caso funcione, a prefeitura licitaria a instalação de outros poços.

A professora coordenadora do projeto, Cristhiane Okawa, explica o processo. Segundo ela, os estudos também apontaram que os poços podem ajudar a amenizar problemas de alagamentos. “Então estudamos um manejo mais adequado das águas fluviais e nos nossos estudos, chegamos a conclusão de que a instalação de poços de infiltração poderia resolver o problema fazendo com que as nascentes voltassem a aflorar”

Segundo a diretora-presidente do IAM, Instituto Ambiental de Maringá, Juliane Kerkhoff, além da questão da drenagem no entorno do parque, o estudo tem outra proposta, a obra de religação das galerias para o lago, que está em análise.

“Com esses poços drenantes que são metodologias sustentáveis de reabastecimento de lençóis freáticos, conseguiremos a médio, longo, prazo fazer com que a nascente possa fluir água novamente podendo encher o lago”

O relatório final do estudo deve ser entregue até o final do ano. Segundo a administração, a instalação dos dois poços pilotos foi feito sem custo a partir de parceria com empresas e o SindusCon.

Ouça na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação