Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

08 de dezembro de 2025

Três décadas depois, Maringá voltará a ter dois times na elite do Paranaense


Por Victor Ramalho/CBN Maringá Publicado 30/05/2022 às 12h04 Atualizado 20/10/2022 às 23h34
Ouvir: 00:00
Foto: Divulgação/Aruko Sports Brasil

Foram quase 30 anos de espera.  A última vez que Maringá teve dois times na elite do Campeonato Paranaense foi em 1996. Na época, Grêmio Maringá e o antigo Maringá FC, não esse atual, representaram a Cidade Canção no torneio, embora não tenham se enfrentado na fase inicial. O último derby maringaense na elite, então, tem ainda mais tempo, foi em 1990, quando Grêmio Maringá e Maringá Atlético Clube se enfrentaram, com vitória alvinegra por 1 a 0.

Mas agora, a espera acabou. O Aruko Sports Brasil, fundado em dezembro de 2020, garantiu sua vaga na elite e, em 2023, fará companhia ao Maringá FC, atual vice-campeão estadual. A vaga veio após os samurais superarem o PSTC, de Cornélio Procópio, na semifinal da divisão de acesso.

O jogo de volta foi realizado na tarde desse domingo, 29, no Estádio Regional Willie Davids. Após vencer o jogo de ida, no fim de semana anterior, por 1 a 0, bastava aos maringaenses um empate. Mas o Aruko foi valente durante todo o jogo. Ninguém entrou em campo pensando somente em empatar. E apesar das dificuldes impostas pelo PSTC, a vitória veio: 2 a 1, com gols de André Carlos e Matheus Martins. 

Apesar do objetivo da temporada estar concluído, ainda cabe mais. O time maringaense enfrentará o Foz do Iguaçu, mesmo adversário da final da Terceirona 2021, na decisão do Paranaense Série B. O treinador do Aruko, Rafael Andrade, comemora o acesso, mas diz que o time ainda quer o título e prega respeito ao adversário.

“Muito feliz pelo resultado, Aruko na primeira divisão, um trabalho merecido. Foi muito sólido, principalmente na final, neste jogo final. E agora é comemorar e a partir de amanhã já pensar no enfrentamento com o Foz do Iguaçu. Respeitar o adversário, mas nós vamos em busca do título. Vamos trabalhar muito para que possamos coroar esse trabalho com o título da competição”, diz Andrade.

Autor do histórico gol do acesso, o atacante Matheus Martins se diz feliz com o momento e elogia os companheiros de equipe. 

“É gratificante. Agradeço a Deus e muito ao grupo também. A gente trabalha bastante. Tava esperando por esse momento, precisando de um gol. Graças a Deus, Deus me abençoou no momento certo com o gol […] pra ajudar esse clube aqui que tem tudo pra brilhar ano que vem”, diz Martins.

As datas e horários da final do Paranaense Série B ainda serão definidos pela Federação Paranaense de Futebol (FPF). Dono da melhor campanha geral, o Aruko jogará a segunda partida em casa, no Estádio Regional Willie Davids. 

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Esportes

LeBron decide, Doncic faz triple-double e Lakers vencem; Thunder chega a 15 triunfos seguidos


O Los Angeles Lakers voltou a respirar na Conferência Oeste com uma vitória por 112 a 108 sobre o Philadelphia…


O Los Angeles Lakers voltou a respirar na Conferência Oeste com uma vitória por 112 a 108 sobre o Philadelphia…

Esportes

Correção: Norris chega em 3º em Abu Dabi e se torna o 35º campeão de F-1; Bortoleto é 11º


A nota enviada anteriormente contem um erro no título e no quarto parágrafo. Bortoleto terminou o GP de Abu Dabi…


A nota enviada anteriormente contem um erro no título e no quarto parágrafo. Bortoleto terminou o GP de Abu Dabi…

Esportes

Abel analisa ano do Palmeiras, exalta vice no Brasileiro e critica imprensa: ‘Falam sem saber’


A vitória de virada sobre o Ceará neste domingo, na despedida do Palmeiras do Campeonato Brasileiro, marcou o fim da…


A vitória de virada sobre o Ceará neste domingo, na despedida do Palmeiras do Campeonato Brasileiro, marcou o fim da…