Maringá vai contratar empresa para remover, guardar e leiloar veículos retidos em blitz

Maringá vai contratar empresa para remover, guardar e leiloar veículos retidos em blitz. Um projeto de lei autorizando a outorga do serviço a uma empresa terceirizada será enviado para a Câmara Municipal. Um dos veículos mais recolhidos em operações da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) são as motocicletas com escapamento adulterado. São as motos barulhentas, que tiram o sossego da população.
É só falar de trânsito, e esta semana é a Semana Nacional do Trânsito, que o ouvinte da CBN pergunta: e o que a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) está fazendo para tirar de circulação as motos barulhentas?
Elas são o terror da população. De dia ou de noite, as motocicletas com escapamento adulterado ou com o miolo removido, perturbam o sossego dos moradores.
A lei proíbe essa prática. Tanto o Código Brasileiro de Trânsito, quanto a legislação ambiental determinam punições.
O secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur, diz que as operações de fiscalização
em Maringá têm surtido efeito. Dezenas de motocicletas são apreendidas nestas operações. Muitas por causa do escapamento.
“Pelo menos duas ou três vezes por semana juntamente com a Polícia Rodoviária Federal ou com o 4º Batalhão da Polícia Militar a Semob tem feito blitz na cidade, principalmente aqui na zona 7, nos locais mais barulhentos e tem tido muita remoção, tem blitz que chega a levar 14 motos apreendidas para o pátio do Detran justamente por falta de escapamento ou de um abafador, mas quando a gente faz a blitz a gente não pega só o escapamento, se a pessoa estiver sem habilitação, se tiver com outro defeito na moto, farol queimado, pneu careca, enfim, caiu na blitz se vê tudo”, diz o secretário.
O número de motocicletas e outros veículos recolhidos é tão grande que a Semob vai até outorgar a uma empresa a concessão do serviço de remoção, guarda e leilão. Um projeto de lei será enviado à Câmara Municipal autorizando o Município a conceder o serviço.
A proposta é que o processo de remoção, guarda e leilão seja rápido. Os proprietários terão 90 dias para retirar o veículo, antes que ele vá a leilão.
A infração por escapamento barulhento é grave e a multa é de quase 200 reais. Além do que a motocicleta fica recolhida até a regularização.
