Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Veja quais remédios podem ser consumidos durante o tratamento da Covid


Por Metrópoles,parceiro do GMC Online Publicado 16/06/2022 às 12h14 Atualizado 21/10/2022 às 01h10
Ouvir: 00:00
Foto: Vinicius Schmidt/Metrópoles

Apesar de a Covid-19 já não ser mais uma doença nova e causar apenas sintomas leves na maioria dos pacientes já vacinados, ainda resta muita dúvida sobre como tratar a condição. Se no início da pandemia muitos medicamentos foram cogitados para lidar com a infecção (cloroquina e ivermectina, por exemplo, foram alguns dos remédios testados e descartados), com a imunização, a solução para o quadro leve é simples.

Como as demais doenças virais, o tratamento da Covid-19 é sintomático, ou seja, são indicados medicamentos voltados para amenizar os sintomas da infecção. “A gente pode entrar com alguns remédios para dar conforto ao paciente: anti-inflamatórios, analgésicos, antialérgicos, corticoides nasais. Tudo isso pode ser usado para melhorar os sintomas, mas não há comprovação de que vão diminuir o tempo de manifestação da doença”, ensina o clínico geral Lucas Albanaz, coordenador da Clínica Médica do Hospital Santa Lúcia Gama.

Os anti-inflamatórios e analgésicos mais comuns são o ibuprofeno, a dipirona, o diclofenaco, a nimesulida e o paracetamol. Antialérgicos e corticoides nasais devem ser receitados pelo médico.

Alguns estudos preliminares logo no início da pandemia sugeriram que o anti-inflamatório ibuprofeno poderia fazer mal quando utilizado em pessoas infectadas com Covid-19. No entanto, o clínico geral afirma que não há comprovação científica e nenhum estudo mostrou que a medicação pode estar ligada a casos mais graves.

Leia a matéria completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Dois dias após vendaval, quase 700 mil casas seguem sem energia elétrica na Grande SP


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…

Geral

Câncer de pele: Brasil terá 95 postos de atendimento gratuito com dermatologistas neste sábado


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…