Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

14 de dezembro de 2025

Moedas: BoJ derruba iene às mínimas em 24 anos e fornece apoio ao índice DXY do dólar


Por Agência Estado Publicado 17/06/2022 às 20h42 Atualizado 21/10/2022 às 01h16
Ouvir: 00:00

O Dollar Index (DXY) registrou forte alta nesta sexta-feira, 17, após a decisão do Banco do Japão (BoJ) de manter a política monetária relaxada derrubar o iene às mínimas desde outubro de 1998. Também em destaque negativo, a libra se deteriorou em meio a incertezas sobre os planos do Banco da Inglaterra (BoE). Investidores monitoraram ainda declarações de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

O índice DXY, que mede o dólar ante seis rivais fortes, encerrou a sessão com ganho de 1,03%, a 104,700 pontos, com valorização de 0,53% na semana. “O maior aumento de juros do Fed em décadas foi o bilhete do dólar para novos picos de 2022”, ressalta o analista Joe Manimbo, do Western Union, em referência à decisão do BC americano de subir a taxa básica em 75 pontos-base.

O presidente do BC do Fed, Jerome Powell, reiterou o foco em retornar a inflação à meta de 2%. Já a líder da distrital em Kansas City, Esther George, explicou que preferiu uma elevação de 50 pontos-base na taxa básica por temores de que um ajuste agressivo pudesse prejudicar empresas e famílias.

Tradicional defensor da política monetária relaxada, o presidente da distrital Minneapolis, Neel Kashkari, surpreendeu ao afirmar que não só apoiou o ajuste de 75 pontos-base nos juros esta semana, como também pode endossar nova elevação nesse ritmo em julho.

Já o chefe da regional em St. Louis, James Bullard, disse que tanto o Fed quanto o Banco Central Europeu (BCE) dispõem de credibilidade e podem alcançar o pouso suave, isto é, controlar a inflação sem empurrar a economia a uma brusca desaceleração.

No fim da tarde em Nova York, o dólar avançava a 134,96 ienes. Em sua decisão monetária, o BoJ optou por manter os instrumentos atuais inalterados e insistiu que a postura deve ser preservada por algum tempo, a fim de apoiar a economia. A Capital Economics prevê que a instituição eventualmente subirá o limite para o juro do JGB de 10 anos, de 0,25% a 0,50%, mas isso não deve ser suficiente para estancar o tombo da divisa japonesa.

Na Europa, um dia após o Banco da Inglaterra (BoE) aumentar a taxa bancária em 25 pontos-base, a 1,25%, o economista-chefe da entidade, Huw Pill, disse que espera mais aperto à frente, mas defendeu flexibilidade no processo. Com isso, no horário citado acima, a libra recuava a US$ 1,2219, enquanto o euro cedia a US$ 1,0496.

A moeda dos EUA subia ainda a 0,9700 francos suíços, em correção após o forte movimento da véspera, depois que o Banco Central da Suíça subiu juros pela primeira vez desde 2007.

Entre emergentes, o dólar caía a 122,8768 pesos argentinos, um dia depois que o Banco Central da República da Argentina (BCRA) elevou a Letra de Liquidez (Leliq) de 49% a 52%.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Como exemplo de Santos pode inspirar São Paulo contra queda de árvores e apagões


Assim como São Paulo, Santos também foi atingida pelos fortes ventos resultantes da passagem do ciclone extratropical pelo Brasil nesta…


Assim como São Paulo, Santos também foi atingida pelos fortes ventos resultantes da passagem do ciclone extratropical pelo Brasil nesta…

Geral

Retiro dos artistas lança ‘vaquinha’ para custear presentes de Natal a seus moradores


O Retiro dos Artistas anunciou a criação de uma “vaquinha” online para arrecadar recursos e comprar presentes de Natal para…


O Retiro dos Artistas anunciou a criação de uma “vaquinha” online para arrecadar recursos e comprar presentes de Natal para…

Geral

Após MPTCE pedir suspensão da renovação da concessão, Enel diz cumprir com obrigações


Após o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas (MPTCU) pedir a suspensão de qualquer ato administrativo relacionado à renovação…


Após o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas (MPTCU) pedir a suspensão de qualquer ato administrativo relacionado à renovação…