População vai poder trocar recicláveis ou óleo usado por alimentos
A iniciativa faz parte do programa Lixo Zero da secretaria de Limpeza Urbana de Maringá. O projeto Moeda Verde permite que as pessoas troquem materiais recicláveis ou óleo de cozinha usado por alimentos da agricultura familiar, que serão entregues dentro de ecobags.
Uma vez por mês, o projeto Moeda Verde vai acompanhar o Cidadania nos Bairros, onde a população poderá fazer a troca. Cada quilo de reciclável ou óleo usado vale 1 quilo de alimentos. Até dois quilos de materiais por pessoa.
O lançamento será nesse sábado, 25, na UBS Iguaçu, das 9h às 13h. De acordo com o secretário de Limpeza Urbana, Paulo Gustavo Ribas, a ação promove a sustentabilidade e incentiva a agricultura familiar.
“A grande parte do que chamamos de lixo, não é lixo, pode ser aproveitado. O objetivo é incentivar, ao mesmo tempo, a reciclagem e a alimentação saudável, além de gerar renda para a agricultura familiar. […] Vamos realizar [o projeto] uma vez por mês, junto com o Cidadania dos bairros, e cada mês estaremos em um bairro diferente”, afirma o secretário.
Segundo a administração municipal, Maringá recicla 7% do total de lixo coletado, acima da média nacional que é de aproximadamente 2%.
Serviço:
O que: Lançamento do ′Moeda Verde′ e ′Cidadania Nos Bairros′
Quando: Sábado (25), das 9h às 13h
Onde: UBS Iguaçu, Avenida Nildo Ribeiro da Rocha, nº 5.328, Jardim Iguaçu.
Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.
Leia outras notícias no GMC Online.