Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de abril de 2024

Sábado é dia de ‘Arraiá do seo Zico Borghi′


Por Creative Hut Publicado 20/06/2018 às 11h45 Atualizado 17/02/2023 às 14h48
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O tradicional ′Arraiá do seo Zico Borghi′ chega a 36ª edição neste sábado (23), no sítio Boa Esperança, na estrada Gleba Pinguim. A celebração junina, em homenagem aos três principais santos do mês (Santo Antônio 13 / São João 24 e São Pedro 29), inicia com celebração da missa às 19 horas, seguindo com festa folclórica, ao som de Tercílio Men e banda. O evento é promovido pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura (Semuc), e aberto à população.

“O arraiá do ′seo Zico Borgui′ é uma festa bastante tradicional na cidade, por conta do apelo histórico que tem em preservar as tradições das décadas de 1940-1950, sobretudo por ser o único bem tombado do patrimônio imaterial do município”, explica o secretário de Cultura, Miguel Fernando.

Realizada desde 1982, a festa inicia com uma oração no paiol de seo Zico, seguido da colocação do mastro com os três santos juninos. A festividade tem o objetivo de manter a união da comunidade. O fundador do evento é o pioneiro Aníbal Agenor Borghi, o ′seo Zico′, que chegou em Maringá com a família em 1946. Borghi tem fama de ajudar os que procuram um casamento, e um dos atrativos do ′arraiá′ são os pedidos para o santo casamenteiro, Santo Antônio.

Além da fogueira e quadrilha, quem for participar do evento poderá apreciar alguns quitutes como pipoca, canjica, quentão, leite com chocolate, paçoca, canudo frito com doce de leite, doce em forma de coração e pé de moleque.

História

Em 2008, a festa foi tombada como patrimônio histórico da cidade e, desde então, tem sido organizada pela Prefeitura de Maringá. O registro, feito no livro tombo, é considerado como o primeiro bem cultural de natureza imaterial do município. Pau-de-sebo, mastro com a imagem dos três santos, fogueira, quadrilha, noivo e noiva na charrete, são alguns elementos tradicionais do arraiá. Um dos atrativos especiais, em especial para quem está solteiro, são os pedidos para o santo casamenteiro, Santo Antônio.

Saiba mais

Festa Junina do ′seo Zico Borghi′
Capela Bom Jesus – Estrada Pinguim.
Data: 23/06/2018
Atração confirmada: Tercílio Men e Banda.
A partir das 18h30, os peregrinos saem da casa do seu Zico até a Capela Bom Jesus.(Estrada Pinguim). Às 19 horas é celebrada a missa, logo após a festa tem início.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação