Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

31 de outubro de 2024

‘O Plantador de Abóboras’, do timorense Luís Cardoso, vence o Prêmio Oceanos 2021


Por Agência Estado Publicado 08/12/2021 às 16h21 Atualizado 21/10/2022 às 01h00
Ouvir: 00:00

O Prêmio Oceanos 2021 divulgou seus vencedores nesta quarta-feira, 8. O primeiro lugar ficou com o romance O Plantador de Abóboras, do escritor timorense Luís Cardoso, que é publicado em Portugal pela editora Abysmo. O segundo lugar foi para o livro O Ausente, do brasileiro Edimilson de Almeida Pereira, publicado no Brasil pela Relicário. E a obra O Osso do Meio, do português Gonçalo M. Tavares e publicada em Portugal pela editora Relógio D’Água, conquistou o terceiro lugar.

O Oceanos encerra a temporada de premiações literárias do ano, e os vencedores foram anunciados em uma cerimônia virtual nesta quarta-feira. O evento é realizado em três etapas de votação até chegar aos vencedores. Ao todo, foram 5.953 leituras realizadas pelos três júris que se sucederam na seleção de semifinalistas, finalistas e vencedores.

Integram o júri a angolana Ana Paula Tavares, os brasileiros Itamar Vieira Junior, Julián Fuks, Maria Esther Maciel e Veronica Stigger e os portugueses António Guerreiro e Golgona Anghel. O valor total da premiação é de 250 mil reais, sendo 120 mil para o primeiro colocado, 80 mil para o segundo e 50 mil para o terceiro.

“Mais uma vez, o resultado do prêmio Oceanos nos surpreende positivamente e reafirma a potência da literatura em língua portuguesa. A conquista da premiação por um livro cujo autor é de Timor-Leste é um grande exemplo e muito honra o significado e os objetivos do Oceanos”, diz Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural, em comunicado para a imprensa. “Entre os países que falamos e escrevemos em português, pouco conhecemos da produção de livros naquele país. Ao se jogar merecida luz nesta obra e em seu autor, iluminamos mais um pouco o caminho que procuramos, o de gerar intercâmbio entre todas essas literaturas que acabam se tornando uma única voz.”

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
GMC+

Ex-Malhação, Daniel Erthal deixa as ruas e mostra obra de bar que vai abrir


Daniel Erthal, que participou de Malhação, trabalha vendendo bebidas nas ruas do Rio de Janeiro há quase um ano. Agora,…


Daniel Erthal, que participou de Malhação, trabalha vendendo bebidas nas ruas do Rio de Janeiro há quase um ano. Agora,…

GMC+

Oasis deve anunciar shows no Brasil: ‘Muito em breve’


Parece que agora vai! Depois que os irmãos Gallagher anunciaram que iriam retomar a banda Oasis, a dupla deve anunciar…


Parece que agora vai! Depois que os irmãos Gallagher anunciaram que iriam retomar a banda Oasis, a dupla deve anunciar…