Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

30 de abril de 2024

COMDEMA 40 ANOS


Por Rogel Martins Barbosa Publicado 28/11/2018 às 14h40 Atualizado 19/02/2023 às 03h51
 Tempo de leitura estimado: 00:00

COMDEMA 40 ANOS

Em 21 de junho de 1978 foi sancionada a lei municipal 1213 que criaria o conselho municipal de defesa do meio ambiente de Maringá. Para se ter uma dimensão do significado desta criação é que a mesma é anterior a Política Nacional de Meio Ambiente, que só viria a lume em 1981.

Com certeza a criação se deve ao movimento ativista mundial que ganhava força à época após Estocolmo, movimento que refletiria na criação de um novo ramo do direito chamado direito ambiental.

Mas voltando a Maringá, há algumas características importantes no conselho municipal e dentre as quais destaco que o executivo municipal não pode presidir o conselho, regra que diverge com a maioria dos conselhos de meio ambiente no Brasil, inclusive o Conama.

Este impedimento é uma ferramenta importante para que o conselho não se torne uma extensão chanceladora do executivo, embora isto possa ocorrer a depender do perfil da presidência do conselho.

De regra os conselhos são importantes porque acabam por promover a gestão pública liberando o uso do dinheiro público nos fundos de meio ambiente.

Talvez muitos não tenham conhecimento, mas o conselheiro, embora não remunerado, exerce um múnus público e responde nos termos da lei de improbidade. Isto significa que quando age contra a lei, por exemplo, permitindo uso indevido de verbas do fundo de meio ambiente, responde por improbidade administrativa e assumindo todas as suas consequências, inclusive patrimoniais…

Ser conselheiro, mesmo com toda esta responsabilidade, é dignificante. Eu fui por duas vezes presidente do Conselho de Meio Ambiente de Maringá, ambas representando a Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Maringá. E tive o prazer de nesta comemoração dos 40 anos do Comdema ser homenageado.

Agradeço a homenagem e parabéns aos que fazem parte hoje do Comdema e desejo sucesso.

Quem é o articulista

Rogel Martins Barbos, advogado, professor do curso História dos Residuos

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação