Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

29 de abril de 2024

Revitalização da Brasil, necessária e urgente


Por Gilson Aguiar Publicado 11/12/2018 às 10h04 Atualizado 19/02/2023 às 07h44
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Retorna agora, em forma de ação, a revitalização da Avenida Brasil em Maringá. A via comercial de rua mais importante e tradicional da cidade. Não é a primeira vez que se tem o interesse de dar um novo ambiente ao velho centro. Mas ele sempre esbarra no que ele tem de mais velho, a mentalidade da prática comercial.

O projeto que se quer implantar, agora, é liderado pelo Ipplam (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá). Que agora tem a frente Edson Cardoso de Oliveira, substituindo Celso Saito. O órgão foi responsável pelo concurso para elaboração do projeto do Eixo Monumental.

O empresário não quer perder o que tem. Ele vê o hoje e teme o amanhã. Não consegue ter segurança se seu cliente sobreviverá as mudanças efetuadas no centro da cidade. Um exemplo do trauma deste ambiente é o número de vagas para estacionar veículos. A questão do modal urbano. Quem lembra a “polêmica” do fim das escamas de peixe sabe da resistência.

Também, durante a segunda gestão de Silvio Barros II, se pretendia a revitalização. Um projeto já havia sido aprovado, pronto para ser executado. Mas, acabou sendo abandonado. Diante da reclamação de parte dos comerciantes, ele foi abortado. A ciclovia que corta a Avenida Brasil nasceu deste embate como uma sobre da mudança que seria extensa e intensa. Pouco, para uma via que precisa de muito.

Não podemos esquecer que estamos diante de edificações antigas, algumas tem mais de 50 anos. O movimento de pessoas é intenso. A Avenida Brasil tem uma relação direta de mobilidade com vias paralelas, como a Rua Joubert de Carvalho, Santos Dumont e Neo Alves Martins. O em torno irá recebe impactos. Constará do projeto mudanças nestas vias?

Outra questão vital é sobre a mobilidade urbana. Tema que precede a própria revitalização. Qual será a política de deslocamento para a cidade. O terminal intermodal está em execução. Ficará pronto e terá que ter uma logística para lhe dar funcionalidade. Qual será? Isto também deve estar integrado a um plano de revitalização.

O desafio está lançado. O futuro que chegou contra o passado que trava a eficiência e a própria sobrevivência dos empreendimentos. Muitos dos comércios na principal avenida da cidade podem ver chegar seu fim se o ambiente onde estão instalados não mudar. Mesmo que muitos dos empresários não veem assim, mas precisam.

Ao final, há que se comemorar o projeto de revitalização da Avenida Brasil. Apostar em sua lógica e necessidade. Principalmente, defender suas instalações.

 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Homem é atingido por brinquedo de parque de diversões ao tentar salvar cachorro


Um homem sofreu fratura nas pernas ao ser atingido por um brinquedo de parque de diversões em uma feira agropecuária…


Um homem sofreu fratura nas pernas ao ser atingido por um brinquedo de parque de diversões em uma feira agropecuária…

Geral

Promotora denuncia e pede prisão preventiva de dono do Porsche por homicídio doloso qualificado


O Ministério Público de São Paulo denunciou nesta segunda-feira, 29, o empresário Fernando Sastre de Andrade Filho, de 24 anos,…


O Ministério Público de São Paulo denunciou nesta segunda-feira, 29, o empresário Fernando Sastre de Andrade Filho, de 24 anos,…