Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

08 de dezembro de 2025

Cão da PM, Thunder se aposenta após 8 anos de trabalho em Maringá


Por Fábio Guillen Publicado 10/06/2020 às 11h23 Atualizado 24/02/2023 às 05h24
Ouvir: 00:00
Thunder chegou ao 4º Batalhão de Polícia Militar de Maringá com apenas seis meses de vida, em junho de 2012 – Foto: Fábio Guillen

O cão da foto é o Thunder, um pastor belga malinois que completou 8 anos de trabalho para a Polícia Militar (PM) em Maringá. Quem já teve a oportunidade de conhecê-lo nas operações sabe o quanto esse cão é dócil e inteligente.

No 4º Batalhão da PM é muito querido e respeitado por toda a corporação. Thunder é um excelente soldado e está na lista dos que mais localizaram drogas nos últimos anos no Paraná.

Os soldados que lidam com o animal estão em uma fase de despedida. É que Thunder já está aposentado e em breve será adotado. O soldado Celso dos Santos disse que o animal vai fazer muita falta.

“Ele é um cachorro diferenciado. Qualquer policial que chegar aqui consegue trabalhar com ele e ele obedece. O Thunder é muito ágil e sempre encontra os entorpecentes que os criminosos tentam esconder. A gente vai sentir falta dele”, disse o soldado.

O soldado Marcelo D’amico também vai sentir saudades do companheiro. Eles estão juntos há mais de cinco anos. É uma amizade bonita de se ver.

“Esse vai fazer falta hem. O Thunder é um cachorro incrível. Muito competente, obediente e dócil. A gente fica tranquilo e feliz porque ele está indo para um bom lar também e será muito bem cuidado, mas sentiremos falta com certeza”, comentou D’amico.

Os soldados Celso dos Santos e Marcelo D’amico são os mais próximos do Thunder –
Foto: Fábio Guillen

Thunder chegou ao 4º Batalhão de Polícia Militar de Maringá com apenas seis meses de vida, em junho de 2012. Foi treinado para atuar especificamente na detecção de entorpecentes, área que desenvolveu um excelente trabalho nesse período.

O animal está em processo de adoção. Uma família de Palmeiras, na região metropolitana de Curitiba, vai receber o Thunder em breve. Ainda não tem data, porque o processo é um pouco burocrático para garantir um bom lar para o animal.

O que se sabe até o momento sobre a adoção é que a família vive na zona rural e é apaixonada por animais, o que garante que Thunder será muito bem acolhido.

Veja o vídeo do Thunder fazendo o que mais ama, que é brincar e localizar drogas.
Batalhão recebe Pandora e Horus, dois cãezinhos brincalhões

A equipe do Choque Canil recebeu mais dois soldados, a Pandora e o Hórus, dois irmãos da raça pastor belga malinois. Os dois têm apenas dois meses e meio de vida e já se sentem em casa no pátio do 4º Batalhão de Polícia Militar. 

Pandora e Hórus vieram de Cianorte e serão treinados para o trabalho de busca de entorpecentes. Segundo o soldado Marcelo D’amico, em até um ano os dois devem estar prontos para as operações.

“Eles estão sempre assim brincando e felizes. E toda brincadeira tem um cunho educativo e de treino. É um passo a passo até eles ficarem prontos. Eles estão sempre felizes porque pra eles é uma brincadeira”, comentou.

Veja abaixo o vídeo da Pandora e do Hórus brincando no pátio do Canil da PM em Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação