24 de julho de 2025

Sem patrocínio, maringaense é bronze no Pan Kids de Jiu-jitsu


Por Chrystian Iglecias Publicado 04/03/2019 às 18h00 Atualizado 20/02/2023 às 10h45
Ouvir: 02:49

No último dia 17 de fevereiro, em Long Beach, na Califórnia, ocorreu a décima edição do Pan Kids de Jiu-Jitsu. O campeonato é chancelado pela International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF) e possui peso de Mundial para crianças. Em território estadunidense pela segunda vez na carreira, o adolescente maringaense Gabriel Ribeiro, de 14 anos, foi medalha de bronze na categoria super pesado, abaixo dos 72kg.

Gabriel conta ao portal GMC Online que venceu a desconfiança de muita gente, pois precisava perder 15 quilos em 50 dias antes da competição para estar apto a lutar numa categoria abaixo de seu peso.

”Muitos me diziam que era impossível baixar o peso, mas eu tracei minha meta, fui lá e fiz. Muitos falam que meu pai me obrigou a baixar o peso, mas na verdade fui eu quem o ‘obriguei’ a me ajudar a baixar o peso. Nessa minha luta para perder peso, eu tive sempre o acompanhamento médico, me cuidei e em nenhum momento eu coloquei na cabeça que era impossível conseguir chegar ao peso que eu precisava. Tenho pra mim que o ‘impossível’ é o que temos que buscar”, disse o jovem atleta.

 

 

 

Gabriel faz parte do Dennis Jiu-jitsu Club, de Maringá, e também representa a equipe Lead BJJ. Ele pratica Jiu-Jitsu desde quando tinha 7 anos de idade. O início, segundo ele, foi por recomendação médica.

Hoje, Gabriel tem o sonho de ser campeão mundial juvenil, já que ano que vem ele sobe de categoria. O adolescente conta que possui uma rotina bastante regrada como atleta.

”Minha rotina de atleta é bem restrita com relação à alimentação e também na questão dos treinamentos. Em dias antes de competições, são mais ou menos 7 horas por dia de treino de Jiu-jitsu e outras atividades físicas também”, disse.

Gabriel ainda não tem nenhum patrocinador, e sua família acaba financiando suas viagens para lutar.

”Em um campeonato como o Pan Kids, geralmente pagamos entre R$ 7 e R$ 8 mil. Meu sonho é ir lutar um campeonato desses com um patrocinador, represetando uma empresa”, afirmou.

No restante deste ano, Gabriel Ribeiro deve disputar as etapas do Campeonato Paranaense, do Brasileiro e do Sul-Americano Kids, além do International Kids, da IBJJF, que será em agosto, em Las Vegas. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Esportes

Campeão olímpico, Alison anuncia aposentadoria no vôlei de praia ao final da temporada


Um dos maiores nomes do vôlei de praia mundial, Alison “Mamute” anunciou nesta quinta-feira a sua aposentadoria ao final da…


Um dos maiores nomes do vôlei de praia mundial, Alison “Mamute” anunciou nesta quinta-feira a sua aposentadoria ao final da…

Esportes

Palmeiras e WTorre planejam trocar o gramado do Allianz Parque


Pouco mais de um ano depois de reformar o gramado sintético do Allianz Parque, Palmeiras e WTorre estudam colocar uma…


Pouco mais de um ano depois de reformar o gramado sintético do Allianz Parque, Palmeiras e WTorre estudam colocar uma…