Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de abril de 2024

CURIOSIDADES DE MOÇAMBIQUE – ÁFRICA


Por Eu Gostaria de... Publicado 04/03/2019 às 20h00 Atualizado 20/02/2023 às 10h53
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A primeira coisa que nos chamou atenção foi a vestimenta das mulheres, todas usam um tecido por cima da roupa, chamado de capulana.

Criatividade não falta quando o quesito é cabelo, usam perucas, tranças de vários tipos, apliques, missangas, mudam semanalmente e desde pequenas fazem isso. Os “penteados” são feitos na rua, e você consegue comprar os cabelos em qualquer barraquinha. Comum também usarem lenços na cabeça como um adereço.

Moçambique é o único pais com um nome só que possui todas as vogais em sua escrita. O nome do país surgiu através da ilha de Moçambique, que foi a primeira capital do país. O idioma oficial é o português, mas existem muitos dialetos falados entre eles.

Por todo o lado existem crianças, uma população extremamente jovem. A estimativa é que 50% da população tenha menos de 15 anos. Aqui não existem carrinhos para levar os bebês, eles são carregados nas costas das mães.

Para colocar o filho nesta posição, a mãe se curva para a frente, coloca o bebê com a barriga encostada nas suas costas, coloca a capulana por cima do bebê e enrola o tecido em volta dela, prendendo a criança. É possível ver crianças de até cerca de três anos carregadas dessa maneira.

Nas ilhas do país e na região costeira é comum ver mulheres com rosto pintado de branco, é um tipo de creme natural feito com uma planta chamada mussiro, e tem a finalidade estética e terapêutica.

Praias paradisíacas, aguas cristalinas que te convidam para o mergulho. Aqui tivemos a oportunidade de mergulhar com tubarão baleia, uma sensação incrível!

Os transportes são bem precários, o mais utilizado aqui são as chapas que é uma van que lotam de passageiros, bagagens, galinhas e transitam por longos quilômetros. As estradas são perigosas, pois não existem acostamentos, sinalização e muitas delas possuem buracos que mais parecem crateras.

Dançar, dançar e dançar, aqui eles tem um molejo que parece que não tem ossos no corpo. Desde pequenos tantos homens quanto as mulheres usam a dança como lazer. Instrumentos locais são utilizados e alegria e sorriso é o que não falta. Passamos por regiões que são conhecidas como cidade da Boa Gente.

Instagram: @eugostariade

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Caso de jovem morto após deixar sauna gay em SP é investigado pela Polícia Civil


Um homem de 23 anos morreu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em São Paulo após ser resgatado, sem…


Um homem de 23 anos morreu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em São Paulo após ser resgatado, sem…