Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

04 de maio de 2024

OMS alerta para caso raro de gripe H1N2 no Paraná; vírus tem potencial pandêmico


Por Banda B Publicado 11/07/2020 às 13h18 Atualizado 24/02/2023 às 18h41
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: ilustrativa/Josué Damacena/IOC Fiocruz

Um novo caso de infecção respiratória, com potencial para uma nova pandemia, alertou membros da Organização Mundial da Saúde (OMS), conforme informado nesta sexta-feira, 10.

De acordo com o Portal UOL, a entidade revelou um caso raro de uma gripe do vírus influenza A (H1N2) v, em uma mulher de 22 anos, em Ibiporã, no Paraná. A situação foi confirmada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) à OMS, no mês de junho. A vítima foi contaminada em abril, deste ano. No entanto, ela já está recuperada.

Segundo a OMS, a gripe H1N2 é transmitida por porcos. A mulher trabalha em um matadouro deste animal no estado. A OMS revelou que sintomas de gripe apareceram na vítima no dia 12 de abril. Dois dias depois, ela procurou um médico. No dia 16, um laboratório paranaense recolheu amostras de secreção respiratória. Algo que, no inicio, era parte de um monitoramento de rotina.

Após identificar um tipo de vírus influenza indeterminado, o laboratório enviou as amostras ao Rio de Janeiro. A Fiocruz, laboratório referência nacional a influenza, apontou, no dia 22 junho, que o caso se tratava do vírus  influenza A(H1N2)v. O caso foi reportado a OMS que monitora a situação em todo o mundo.

A OMS, apontou ainda que existem apenas 26 casos conhecidos de influenza A(H1N2)v. Os casos são registrados desde o ano de 2005. A maioria foi de doença branda, como o caso da mulher paranaense. No Brasil, existem dois, sendo que este, é o mais recente no planeta.

Leia outras notícias do Paraná no portal Banda B. Com informações do portal UOL.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Mortes por chuva no Rio Grande do Sul chega a 56 e supera nº de vítimas após ciclone em setembro


O número de mortos (56) pelas enchentes que castigam o Rio Grande do Sul nesta semana já superou o total…


O número de mortos (56) pelas enchentes que castigam o Rio Grande do Sul nesta semana já superou o total…

Geral

Show da Madonna: quais os riscos das temperaturas elevadas e como se proteger?


Se Madonna prometeu um clima quente, podemos dizer que ela não decepcionou. No sábado, 4, a cantora sobe ao palco…


Se Madonna prometeu um clima quente, podemos dizer que ela não decepcionou. No sábado, 4, a cantora sobe ao palco…