Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Conheça a avó que está mudando a realidade do bairro onde mora


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 26/07/2019 às 14h46 Atualizado 23/02/2023 às 15h59
Ouvir: 00:00

O salão comunitário da Vila Esperança em Maringá nunca foi tão movimentado. Há um ano, a presidente da associação de moradores, Linda Fraga, decidiu dar uma “sacudida” no dia a dia da comunidade. Foi atrás de parceiros e equipamentos e conseguiu criar 13 cursos.

De yoga e dança de salão a pilates, todas as aulas ocorrem no local. De violão a curso de inglês. A maioria dos cursos são de graça, outros tem uma pequena mensalidade.

Aos 63 anos, com os filhos criados e dois netos, Linda poderia estar em casa curtindo uma aposentadoria. Mas ela tem a cara de muitas avós do século 21. Não quis parar de trabalhar. Ainda viaja toda semana como representante comercial e nas horas de folga corre atrás de melhorias para a comunidade do bairro.

Isso não quer dizer que a avó à moda antiga não entre em ação quando os netos precisam. Os fins de semana são todos dedicados a eles.

“Eu amo meus netos acima de tudo. Eles são a continuação da minha vida e sempre que posso estou com eles. No fim de semana, eu faço o que eles gostam: uma comidinha, a canjica que o mais velho adora. Estou sempre presente”, diz Linda. 

A criação dos cursos beneficiou moradores de todas as idades, mas principalmente outras avós. A Marlene Garcia tem oito netos, o mais velho já na faixa dos 20 anos. Ela quer ter saúde e informação para acompanhar a garotada e por isso faz pilates e inglês.

“Eu sou aquela avó moderna”, descreve. 

Esta turma de avós está no caminho certo. É o que diz a psicóloga Michele Santos. Os avós precisam cuidar da mente e do corpo para garantir cada vez mais qualidade neste vínculo tão importante com os netos.

Ouça na reportagem

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Dois dias após vendaval, quase 700 mil casas seguem sem energia elétrica na Grande SP


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…

Geral

Câncer de pele: Brasil terá 95 postos de atendimento gratuito com dermatologistas neste sábado


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…