03 de setembro de 2025

Júpiter e Saturno serão destaque no céu nesta sexta e sábado; veja como observar


Por Creative Hut Publicado 28/08/2020 às 11h34 Atualizado 25/02/2023 às 07h54
Ouvir: 01:56

Júpiter e Saturno darão um presente para os amantes da astronomia nesta sexta-feira, 28, e sábado, 29.

A Lua fará conjunção com Júpiter e ambos vão aparecer mais próximos no céu no Brasil, nesta sexta. O fenômeno poderá ser visto a partir das 18h, 52° acima do horizonte leste. Eles alcançarão o ponto mais alto às 20h53, 88° acima do horizonte nordeste. 

ACESSE TAMBÉM – Maringá e Paraná vistos do espaço; VEJA AS FOTOS

Já no sábado, 29, a Lua fará conjunção com Saturno, também a partir das 18h, 44° acima do horizonte leste. Mais próximos, ambos atingirão o ponto mais alto no céu por volta das 21h24, 87° acima do seu horizonte norte, e poderão ser observados no Brasil até às 3h30, aproximadamente – horário em que se põem no horizonte. 

Conjunção

Na astronomia, conjunção significa que, quando vistos do mesmo ponto, dois corpos celestes aparecem perto um do outro no céu. Neste caso, o ponto de observação será o Brasil, e a conjunção será entre a Lua, único satélite natural da Terra, e os planetas Júpiter e Saturno.

Veja como observar

Para observar a conjunção da Lua com Júpiter e Saturno nesta sexta-feira e sábado, é importante identificar os principais pontos cardeais: Norte, Sul, Leste e Oeste. Aplicativos de celular podem ajudar na localização. No caso de dispositivos iOS, a bússola já é parte do sistema operacional. Para Android, há opções como o aplicativo “Apenas uma bússola”, da PixelProse SARL, a “Bússola Aço”, da SimplyWerx, entre outros. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Volume armazenado em mananciais da RMSP cai para 36,5%, afirma Sabesp


O Sistema de Mananciais da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), administrado pela Sabesp, apresentou variações negativas no armazenamento entre…


O Sistema de Mananciais da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), administrado pela Sabesp, apresentou variações negativas no armazenamento entre…