Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

14 de dezembro de 2025

Mundial: Débora Carneiro empata com russa e leva medalha ‘no peito’


Por Chrystian Iglecias Publicado 11/09/2019 às 18h05 Atualizado 24/02/2023 às 05h04
Ouvir: 00:00

Chama o VAR! Foi por pouco, mas a maringaense Débora Carneiro, uma das gêmeas da natação, conquistou mais um feito histórico para a cidade. Em sua especialidade, a jovem de 21 anos fez o tempo de 1m17s52 na final dos 100m peito e ficou com o bronze, inacreditavelmente empatada, até mesmo nos milésimos, com a russa Valeriia Shabalina. Por um momento, todos pensaram que Débora ficaria sem medalha em Londres. 

A prova foi emoção do início ao fim. Com o terceiro tempo da semifinal, Débora vivia, ao lado da irmã gêmea Beatriz e do técnico André Yamazaki, a expectativa de “medalhar” logo em seu primeiro Mundial. Dito e feito. Nadando lado a lado com Shabalina desde a virada dos 50m, Débora contou com uma maior envergadura para igualar o duelo e conquistar o bronze “dividido”. Sem desafiar o cronômetro, seria possível dizer que a maringaense bateu primeiro. Sem clubismo!

“Eu pensei comigo: essa ‘coisa’ (a Russa) não vai me passar não. Que se dane, eu vou nadar mais rápido e ficar em terceiro de qualquer jeito. Beijo, Paraná!”, vibrou Débora aos microfones da emissora que possui os direitos de transmissão do Mundial de Natação Paralímpica.

A irmã de Débora, Beatriz Carneiro, também fez uma boa prova e terminou com a quinta colocação e o tempo de 1m19s70. Ela foi a mais animada na entrada de apresentação das atletas antes de entrarem na piscina. Débora, por sua vez, foi mais contida e apostou na fé. Ela se ajoelhou e fez o “sinal da cruz” católica antes de se dirigir à sua raia. 

Por volta das 15h, começou a “festa” da família e amigos em Maringá. Apreensivos, os mais íntimos esperavam a confirmação dos tempos. Quando os dizeres “3) Débora Carneiro: 1m17s52” apareceram na tela, foi um show de mensagens nos grupos de WhatsApp que acompanham a saga das gêmeas neste último mês. 

Agora, Débora e Beatriz ainda disputam mais duas provas no Mundial antes de retornarem à Cidade Canção. Nesta quinta-feira (12), elas disputam o revezamento 4×100 por equipes, e no sábado (14), fecham a participação em Londres com a prova dos 200m medley – que rendeu dobradinha no Parapan. 

A chegada à Maringá está prevista para o dia 17, por volta do horário de almoço. Haverá recepção para Beatriz e Débora já no Aeroporto Sílvio Name Júnior e, posteriormente, há a possiblidade de um desfile em carro aberto pela cidade, com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesp).

Fato é que Débora Borges Carneiro, Beatriz Borges Carneiro, staff e família escreveram momentos que certamente ficarão eternizados na história do esporte maringaense.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Esportes

Leist vence em Interlagos a última etapa da Stock Car; Felipe Fraga festeja o bicampeonato


O gaúcho Arthur Leist, 24 anos, levou a melhor na última das 22 etapas da temporada 2025 da Stock Car…


O gaúcho Arthur Leist, 24 anos, levou a melhor na última das 22 etapas da temporada 2025 da Stock Car…

Esportes

Manchester City derrota o Crystal Palace com 2 gols de Haaland e mantém caça ao líder Arsenal


Pouco criativo, o Manchester City não fez uma boa partida neste domingo, mas mostrou extrema eficiência em visita ao Crystal…


Pouco criativo, o Manchester City não fez uma boa partida neste domingo, mas mostrou extrema eficiência em visita ao Crystal…

Esportes

Palmeiras segura o Corinthians após golear no primeiro jogo e conquista o Paulistão Feminino


O Palmeiras conquistou o Campeonato Paulista Feminino pela quarta vez neste domingo, 14. Apesar da derrota para o arquirrival Corinthians…


O Palmeiras conquistou o Campeonato Paulista Feminino pela quarta vez neste domingo, 14. Apesar da derrota para o arquirrival Corinthians…