Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

08 de dezembro de 2025

Primavera começa nesta terça-feira; veja a previsão do tempo em Maringá


Por Lethícia Conegero, com AEN Publicado 21/09/2020 às 23h13 Atualizado 25/02/2023 às 15h22
Ouvir: 00:00
Primavera começa nesta terça-feira; veja a previsão do tempo em Maringá
Foto: Ilustrativa/Suely Sanches

A primavera começa às 10h31 desta terça-feira, 22 de setembro. De acordo com informações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), não deve chover no primeiro dia da estação em Maringá. A temperatura mínima prevista é de 16ºC e a máxima não deve passar dos 24ºC. 

“A tendência é de termos a presença de alguma nebulosidade durante a madrugada, mas durante o dia não deve chover nesta terça-feira. A temperatura deve se manter mais amena em função da presença de nuvens, com máxima de 24ºC”, detacou o meteorologista do Simepar, Samuel Braun, em entrevista ao GMC Online.

A partir de quarta-feira, 23, o tempo fica firme e as temperaturas começam a aumentar gradualmente em Maringá, de acordo com o meteorologista. Na quarta-feira, a máxima pode chegar aos 28ºC, na quinta-feira aos 30ºC e na sexta-feira os termômetros devem marcar 35ºC.

“O tempo volta a ficar estável a partir de quarta-feira, sem chuva e com poucas nuvens, situação que deve persistir no restante da semana, ou seja, de quarta-feira a domingo não deve chover. E gradualmente a temperatura vai se elevando. Quinta-feira já deve passar dos 30ºC e sexta em diante em torno de 35ºC”, detalha Braun.

Primavera começa nesta terça-feira; veja a previsão do tempo em Maringá
Foto: Simepar

Primavera no Paraná

De acordo com o Simepar, o fenômeno La Niña será o principal drive climático na primavera do Hemisfério Sul, com intensidade variando de fraca a moderada. Ele provoca o resfriamento das águas do Oceano Pacífico Equatorial, alterando os padrões climáticos.

No início da estação, as temperaturas apresentam maior amplitude térmica – a diferença entre os valores mínimos e máximos diários –, a qual tende a diminuir com a aproximação do verão. A temperatura média do ar deve manter-se próxima ou ligeiramente acima da normal climatológica. Estão previstas grandes variações em períodos curtos, causadas pelo rápido deslocamento de frentes frias e tempestades intensas, características da estação no Paraná.

São esperados períodos prolongados sem chuva, semelhantes aos ocorridos no outono e no inverno deste ano, ou seja, o cenário climatológico indica a permanência da crise hídrica no Estado.

Agricultura

As culturas de soja, milho e feijão podem ser impactadas pela estiagem prolongada, segundo o  agrometeorologista do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (Iapar-Emater), Heverly Morais. “A previsão de uma primavera mais seca neste ano devido à influência de La Niña é preocupante para a agricultura”, diz.

Como estratégia de proteção, Morais recomenda escalonar a semeadura em talhões com cultivares de ciclos diferentes. Também sugere começar a semeadura no período adequado, não utilizar população de plantas superior à indicada, plantar sementes de boa qualidade e cultivares adaptadas à região, mantendo o equilíbrio nutricional das plantas.

A primavera termina às 7h02 de 21 de dezembro.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação