Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de dezembro de 2025

Institutos Senai em Maringá executam 21 projetos


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 01/10/2020 às 12h07 Atualizado 25/02/2023 às 18h21
Ouvir: 00:00
Foto: Divulgação/Senai

Maringá tem um complexo de tecnologia e inovação que nem todos conhecem, mas que desenvolve projetos para indústrias de todo o Paraná e até de outros estados.

O prédio que abriga o Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica e o Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Estruturas tem quase 4 mil m2 de área útil e foi inaugurado há um ano.

O produto desenvolvido nestes institutos nem sempre pode ser visto pelo consumidor. Mas é peça fundamental na fabricação de artigos industriais que vão parar nas casas e empresas.

Funciona assim: a indústria precisa melhorar um determinado processo para aumentar a competitividade no mercado e, para isso, pensa numa máquina ou peça para tornar aquele processo mais rápido ou eficiente.

No Senai, o projeto é desenvolvido e testado com equipamentos de ponta, diz a coordenadora de Tecnologia e Inovação do Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica, Lídia Gomes Mendonça

“Nós desenvolvemos o projeto, a ideia, desde o conceito, desde o design, passando pelo projeto mecânico, simulação até a construção do protótipo piloto, protótipo funcional. Durante esse período que a gente inaugurou até agora, a gente tem desenvolvido projetos com empresas, projetos através de editais também, isso de uma forma multisetorial, não especificamente para o setor metalmecânico, mas para setores de uma forma geral”, explica Lídia.

Atualmente os institutos trabalham na execução de 21 projetos, mas no auge da pandemia os técnicos se dedicaram ao reparo de respiradores.

“Partiu do nosso departamento nacional, em Brasília, que era a única ativa para a manutenção de respiradores. Durante três meses a nossa equipe também atuou recuperando respiradores para os hospitais […]. Em Maringá, foram reparados 30 respiradores. No Brasil todo, já foram recuperados mais de 2.000 respiradores”, conta a coordenadora.

Os projetos desenvolvidos no Senai são na maioria sigilosos porque tratam de processos industriais com concorrentes no mercado. Mas um dos projetos em desenvolvimento em Maringá, em breve vai estar nas mãos dos consumidores e será bastante inovador.

“A gente está no meio de um projeto atuando para impressão desse protótipo, eu não posso entrar em detalhes do que é, porque tem essa questão do sigilo. Mas é um projeto que vai trazer um benefício bem grande para a população. Está sendo utilizado toda a construção desse protótipo está sendo feito na impressora 3D […]. É um produto que está sendo idealizado pela indústria, vai ser produzido pela indústria, mas que vai ser utilizado pela população”, detalha Lídia.

Os institutos também oferecem consultorias, serviços de laboratório e certificação de produtos.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Precisa sair de casa? Use Máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação