Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

28 de abril de 2024

Maringá para o maringaense


Por Maringá CVB Publicado 12/11/2019 às 14h00 Atualizado 24/02/2023 às 23h55
 Tempo de leitura estimado: 00:00

É certo que vivemos em uma cidade linda, limpa, arborizada, planejada, moderna, entre outras qualidades que gritam aos olhos de todos que passam por aqui. Talvez este seja exatamente o ponto, para as pessoas que passam por aqui…

Somos a terceira maior cidade do estado e a sétima em número de habitantes do sul do País, eleita por dois anos consecutivos como a cidade de melhor qualidade de vida do Brasil para se viver, e nosso município ainda precisa ser melhor visto, desfrutado e valorizado por nós, cidadãos que aqui vivemos.

Segundo informações do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, entidade que tem como objetivo fomentar o turismo de eventos e negócios na cidade, o perfil turístico atualmente traçado pelos profissionais atuantes deste segmento definem Maringá como sendo um município emissivo.

Para todo o trade, isto influencia drasticamente nos negócios e na renda gerada não só para Maringá mas para toda região. Este diagnóstico, na verdade, pode e deve ser mudado frente a tantas qualidades encontradas por aqui.

O Ministério do Turismo cita que esta é a atividade do setor terciário que mais cresce no Brasil e as expectativas se tornam ainda melhores com a queda no custo de aproximadamente 16% das passagens aéreas. O Paraná ainda está na rota dos investimentos do Governo Federal. Cidades como Curitiba, Foz do Iguaçu, Morretes e Paranaguá ganham pacote de ações estratégicas para acelerar o desenvolvimento, gerar empregos, aumentar a qualidade dos serviços prestados e incrementar a competitividade turística.

Baseado nessas informações e consciente que estamos no trajeto de todo este eixo, fica o questionamento: Qual tem sido o olhar que o turismo vem recebendo e incentivo público – privado para que sejamos beneficiados de toda essa tendência e movimento da economia?

Existe neste momento uma necessidade emergencial em se mudar a cultura turística da cidade, tornar nosso perfil turístico receptivo. Muito além e antes de vender a nossa cidade para movimentar o trade, é preciso preparar todo segmento e envolvê-los na competência do “Bem-receber”, tornar a cidade interessante para o cidadão maringaense, fazer a comunidade se sentir parte, oferecer conhecimentos e capacitação, unir políticas públicas e fomentar ações pra que isso aconteça.

Temos grandes cases inspiradores e de sucesso com este tipo de estratégia, como Gramado (RS), onde a população é completamente envolvida em todas as ativações da cidade e o turismo é a potência motriz econômica.

É muito clichê, mas grande parte ou talvez a solução de base está também na educação, incentivo e valorização da nossa cidade para com os seus habitantes.

Um olhar mais atencioso ao turismo se faz necessário, temos grandes possibilidades para melhorar o cenário atual, aproveitemos as oportunidades, é preciso criar novos modelos, pensar de forma inovadora e ir além dos padrões convencionais.

Texto por: Danielle Cenerini, vice-presidente para assuntos de Comunicação e Pesquisa do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau.

Foto: Thiago Louzada

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Planos de saúde coletivo terão aumento de 14% em terceiro ano de alta; veja as maiores taxas


Os planos de saúde coletivos terão reajuste de dois dígitos neste ano, de acordo com relatório da XP Investimentos com…


Os planos de saúde coletivos terão reajuste de dois dígitos neste ano, de acordo com relatório da XP Investimentos com…

Geral

Mais de 370 cidades de SP são afetadas por onda de calor fora de época; veja regiões em alerta


Os últimos dias de abril e o início de maio vão continuar com altas temperaturas, com os termômetros podendo atingir…


Os últimos dias de abril e o início de maio vão continuar com altas temperaturas, com os termômetros podendo atingir…