Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

28 de abril de 2024

Sementes da China têm fungos, bactérias e ácaros, diz Ministério da Agricultura


Por Fábio Guillen com informações do Ministério da Agricultura Publicado 06/10/2020 às 20h13 Atualizado 25/02/2023 às 19h59
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Sementes que estão em análise pelo Ministério da Agricultura
Foto: Divulgação Mapa

As sementes enviadas por países asiáticos pelos Correios em endereços no Brasil contém fungos, bactéricas e ácaros, segundo informações divulgadas pela Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), nesta terça-feira, 6. 

Além disso, as autoridades sanitárias divulgaram que os pacotes podem conter pragas quarentenárias (que não existem no Brasil). A conclusão veio após análises em pacotes que foram enviados ao Ministério da Agricultura por vários estados. 

Após análises laboratoriais foi identificada a presença de ácaro vivo em uma amostra; de três fungos diferentes em 25 amostras; de bactéria em duas amostras; e possibilidade de pragas quarentenárias em quatro amostras (como plantas daninhas). 

Toda a análise é feita no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Goiás, que é referência no País. Até o momento, foram confirmados 258 pacotes de sementes não solicitados em 24 estados e no Distrito Federal. Somente o Paraná enviou, até o momento, 32 pacotes. A maioria de correspondências que vieram da China. 

Os únicos estados que ainda não registraram o recebimento do material foram Maranhão e Amazonas. A expectativa é que em 30 dias haja um detalhamento maior desses resultados.

Em entrevista coletiva virtual nessa terça-feira, 6, o secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal, destacou que o material não tem certificação, por isso está sendo feita uma “pesquisa do zero” para identificar os micro-organismos presentes nas sementes. Ele ressaltou que estão sendo tomadas todas as medidas para impedir a introdução de novas pragas no país. 

Os pacotes supostamente foram enviados de quatro países da Ásia. 

Planta recolhida em quintal de Maringá está em análise 

Planta que cresceu em quintal de Maringá – Foto: Divulgação

A planta que nasceu a partir de sementes da China em um quintal de Maringá está em análise em laboratórios da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), em Curitiba. 

Segundo o gerente de sanidade vegetal da agência, Renato Rezende Young Blood, ainda não existe um prazo para que as análises fiquem prontas. 

A planta estava crescendo e se reproduzindo desde o fim do ano passado, quando uma moradora de Maringá recebeu as sementes pelos Correios e plantou em um balde.

PR faz alerta sobre sementes vindas em encomendas misteriosas da China

Pacotes de sementes como “brindes” de produtos comprados pela internet, ou até sem a solicitação de qualquer encomenda, podem trazer pragas, doenças e plantas daninhas que não existem no País, capazes de causar graves prejuízos à agricultura e ao meio ambiente.

O alerta é da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) após relatos em alguns estados brasileiros, inclusive no Paraná.

Além disso, a instituição de defesa agropecuária orienta que o material não seja aberto, descartado e, muito menos, utilizado. Quem receber os pacotes deve procurar uma unidade da Adapar mais próxima, ou do Ministério da Agricultura.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação