Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

29 de abril de 2024

Veja como ficou o Centro de Ação Cultural em Maringá; FOTOS


Por Redação GMC Online Publicado 19/12/2019 às 18h09 Atualizado 25/02/2023 às 08h32
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Será inaugurado na noite desta quinta-feira, 19, o Centro de Ação Cultural (CAC) de Maringá. A reforma do espaço de 2,2 mil metros quadrados que ficou fechado por quase dez anos custou R$ 3,7 milhões à Prefeitura de Maringá. A reforma começou em abril de 2018. O prédio fica na esquina das avenidas XV de Novembro com a Getúlio Vargas, no Centro.

Todo o CAC foi pensado em facilitar a acessibilidade, com rampas, elevador, banheiros adaptados, placas em braile, climatização, iluminação, entre outros. Além da inauguração nesta quinta, a Secretaria de Cultura (Semuc) já trabalha no calendário para 2020.

O edital de vagas será publicado na segunda semana de janeiro com oficinas começando em fevereiro. Serão 43 cursos com 1,1 mil vagas para alunos a partir dos 6 anos de idade.

Outras atividades como palestras, exposições, reuniões, ensaios e apresentações serão anunciadas em breve. A expectativa é aumentar o fluxo no novo CAC.

Até o fim de outubro desse ano foram quase 2 mil pessoas que passaram por 65 atividades na unidade temporária na avenida Paraná.

Homenagens

O novo CAC tem no térreo homenagens a dois personagens importantes na cultura maringaense, um do passado e outro contemporâneo. A sala Joubert de Carvalho tem o piano do compositor da música “Maringá”.

Instrumento do século XIX estava guardado num depósito, foi restaurado em Curitiba e será usado em apresentações no anfiteatro com capacidade para 80 pessoas. Já a sala Lukas é homenagem ao falecido quadrinhista Marcos Lukaszewigz.

Ele morreu em agosto de 2011 e é o principal nome das artes gráficas maringaense. Agora nomeia espaço adequado para exposições artísticas, que era outra carência local.

Obras otimizaram o espaço. Subsolo que não era mais utilizado virou sala de ensaios. Com aproximadamente 440 metros quadrados tem uma das laterais espelhadas e divisórias móveis para adequar espaço conforme atividade.

O primeiro andar será para artes plásticas e visuais. E o segundo para música. Além de espaços exclusivos para artesanato, entre outras manifestações com atividades gratuitas.

Cinema

Um dos segmentos mais favorecidos será o audiovisual. Além de ter ganho esse ano um edital próprio com R$ 1 milhão para projetos locais, o CAC terá uma sala para a Casa do Cinema.

A área no primeiro andar será utilizada para cursos, reuniões e outras atividades de diretores, atores e outros profissionais audiovisuais. O planejamento é fazer um curso ou workshop de audiovisual ao mês.

História

O CAC existe desde 1976. Já o prédio foi inaugurado em novembro de 1975 e foi utilizado como Biblioteca Bento Munhoz da Rocha Neto. O edifício, agora chamado Luty Vicente Kasprowicz, em homenagem ao arquiteto que criou o projeto em 1975, está em processo de tombamento como patrimônio histórico de Maringá.

Fotos: Aldemir de Moraes/PMM

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação