Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de abril de 2024

Maringá ganha cemitério vertical; veja detalhes do local


Por Fábio Guillen Publicado 30/10/2020 às 19h40 Atualizado 26/02/2023 às 02h53
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Divulgação

Um ambiente acolhedor, sensível e preparado para proporcionar momentos de paz e reflexão. É assim que foi projetado o primeiro cemitério vertical da região noroeste, em construção ao lado do Cemitério Parque de Maringá.

O prédio, considerado o segundo nesse formato do Paraná, terá 17 mil metros de área construída, 14 mil jazigos e 1.500 columbários. O projeto arquitetônico conta com jardins suspensos, áreas para homenagens ecumênicas, espaços para convívio social, sanitários e estacionamento próprio.

A estrutura ainda está em construção, mas o primeiro bloco está pronto e será liberado no Dia de Finados, segunda-feira, 2, para a visitação. O conceito sustentável de cemitério vertical, muito comum nas grandes metrópoles, foi trazido para Maringá pelo Grupo Prever Sul.

Características

Segundo o gestor de Marketing e Comunicação do Grupo Prever Sul, Roger Darici, atendendo a padrões internacionais, esse sistema de cemitério não causa danos ao meio ambiente e se torna mais confortável aos familiares.

“É o conceito mais moderno que há hoje em dia em necrópole. Além de economizar espaço, esse modelo de sepultamento não traz qualquer dano ao meio ambiente, pois o corpo não fica em contato com o solo. O sepultamento acontece como nos cemitérios convencionais, a diferença é que a urna é acondicionada em gavetas verticais”, explicou Darici.

LEIA TAMBÉM – Túmulo de major Abelardo é o mais visitado no Cemitério Parque de Maringá

Ainda segundo Roger Darici, as gavetas são totalmente preparadas para o processo de decomposição do corpo, pois recebem a circulação de oxigênio.

“Os lóculos ou jazigos recebem um duto por onde circula o oxigênio, principal responsável pelo processo de decomposição, e os gases emitidos, antes de chegar ao meio ambiente, passam por um processo de filtragem com carvão ativado”, acrescentou.

O projeto, orçado em R$ 50 milhões, promete oferecer mais tranquilidade aos familiares no momento do sepultamento, pois os jazigos estão protegidos do sol e da chuva, ou seja, esses fatores naturais – como chuva forte – não impedirão a família de ter que se preocupar com atrasos no sepultamento e nem contratempos para suas homenagens.

O primeiro cemitério vertical de Maringá fica na Avenida Alziro Zarur, 565, anexo ao Cemitério Parque, e estará aberto à visitação a partir do dia de Finados.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação