Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de julho de 2024

Maringá FM alerta sobre perfil fake e golpe de sorteio falso no Instagram


Por Rafael Bereta Publicado 07/12/2022 às 16h43
Ouvir: 00:00
Maringá FM alerta para golpe de promoções falsas no Instagram
Foto: Reprodução

Um perfil fake tem circulado a internet se passando pela página oficial da rádio Maringá FM no Instagram oferecendo sorteios para usuários que seguem o perfil oficial.

Em uma mensagem via direct, golpistas informam que o seguidor foi selecionado para um sorteio e pedem os dados pessoais e o número do código enviado ao celular da vítima. A partir disso, ocorre a subtração do perfil.

A diretora artística da Maringá FM, Jany Lima, explica que os golpistas usam o algoritmo logo que alguém segue o Instagram oficial da rádio e automaticamente uma mensagem do perfil fake é enviada. “Como a pessoa acabou de seguir a pagina oficial e recebe a mensagem em seguida, ela nem se certifica se aquela é a conta verdadeira, até porque o ícone e o nome são parecidos”, explica.

Muitos ouvintes entraram em contato com a Maringá FM alertando sobre o possível sorteio via direct. Foto: Reprodução

Leia também: Golpe do anúncio de ofertas falsas no Instagram já fez mais de 110 vítimas em Maringá em 2022; saiba como se proteger

Jany Lima ainda ressalta que todas as promoções realizadas pela rádio são feitas publicamente para que todos os ouvintes saibam. “Muitos ouvintes entraram em contato conosco alertando sobre os golpes ou perguntando se o sorteio via direct era verídico logo que receberam. Por isso, nossas promoções são todas públicas seja na rádio ou redes sociais. Não fazemos outro formato”, elenca.

Orientações para evitar golpes

De acordo com a Delegacia de estelionatos em Maringá, foram realizados 365 boletins de ocorrências registrados entre junho a novembro de 2022. O número inclui pessoas que tiveram contas hackeadas e também aqueles que pagaram pelo produto, mas nunca o receberam.

Uma dica para evitar golpes nas redes sociais é ativar os dispositivos de segurança da conta. Colocar a verificação em duas etapas disponível no Instagram e não clicar em links suspeitos. Outra orientação para proteger a rede social é jamais usar a mesma senha em todas as contas.

“Para as pessoas que tiverem a conta hackeada, a primeira medida é realizar um boletim de ocorrência e avisar a família e amigos o mais rápido possível pedindo para denunciar a conta”, explica o delegado de estelionato Fernando Garbelini.

O perfil oficial da Maringá FM conta com mais de 135 mil seguidores. Foto: Reprodução

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação