Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de dezembro de 2025

Operação da Polícia Civil mira quadrilha suspeita de compra e venda de pontos em CNH


Por Monique Manganaro Publicado 16/12/2020 às 11h07 Atualizado 26/02/2023 às 15h45
Ouvir: 00:00
Foto: Polícia Civil

Uma operação da Polícia Civil do Paraná foi desencadeada nesta quarta-feira, 16, para cumprir dezenas de mandados judiciais contra um grupo criminoso suspeito de compra e venda de pontos em Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Policiais cumprem mandados em Maringá e em outras 13 cidades do estado. 

De acordo com a Polícia Civil, no total, são nove mandados de prisão temporária e 119 de busca e apreensão sendo cumpridos simultaneamente em: Cambé, Campo Mourão, Cianorte, Curitiba, Foz do Iguaçu, Janiópolis, Londrina, Marialva, Maringá, Paiçandu, Porto Rico, São Jorge do Ivaí, Sarandi e São José dos Pinhais. Aproximadamente 250 agentes participam da ação. 

A operação, segundo a polícia, tenta combater irregularidades na apresentação de condutores em multas de trânsito. Entre pessoas físicas e jurídicas, a investigação mira 86 alvos, todos suspeitos de financiar o mercado clandestino de comercialização de pontos na CNH no Paraná.

Durante a investigação, que começou há nove meses, os policiais levantaram documentos desde 2018 e apuraram a existência de 3,5 mil pontos fraudados. Segundo a polícia, a quadrilha indicava como condutores de veículos muitas pessoas que já morreram. 

“Entre os alvos estão despachantes, empresas de consultoria de trânsito e autoescolas. 15 dos suspeitos possuem antecedentes por crimes como embriaguez ao volante, afastar-se de local de crime para fugir da responsabilidade civil e penal, tráfico de drogas, estelionato, porte ilegal de arma de fogo, furto, falsificação de selo ou sinal público, uso de documento falso, dirigir sem CNH, associação criminosa, receptação e sonegação tributária”, detalha a Polícia Civil. 

O foco da operação, segundo a polícia, não é apenas desfazer o esquema criminoso e responsabilizar os envolvidos, mas também coibir a ação de pessoas comuns que oferecem as CNHs para receberem pontuação, “isentando de responsabilidade os verdadeiros infratores – evitando que estes tenham seus documentos suspensos ou cassados”, destaca a PC. 

A operação tem apoio do Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran/PR), que atua no campo administrativo estabelecendo novas rotinas nos sistemas para tentar evitar mais fraudes. 

Ainda de acordo com a polícia, os suspeitos são investigados por falsidade ideológica e associação criminosa.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Polícia prende casal paraguaio que transportava 350kg de cocaína escondidos em roupas de cama


Um casal paraguaio foi preso com cerca de 350 quilos de cocaína no interior paulista, na última quinta-feira, 18. Os…


Um casal paraguaio foi preso com cerca de 350 quilos de cocaína no interior paulista, na última quinta-feira, 18. Os…

Geral

Estado de SP soma 8 mortes causadas pelas chuvas no mês de dezembro


O Estado de São Paulo soma oito mortes causadas pelas chuvas desde o início de dezembro. A lista aumentou nesta…


O Estado de São Paulo soma oito mortes causadas pelas chuvas desde o início de dezembro. A lista aumentou nesta…