Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de dezembro de 2025

Saiba como destinar recursos do Imposto de Renda para projetos sociais


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 29/12/2020 às 13h45 Atualizado 26/02/2023 às 18h48
Ouvir: 00:00
Foto: Ilustrativa/Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O dinheiro dos impostos faz um longo caminho até voltar em forma de serviços para o cidadão. Mas há mecanismos para encurtar este trajeto. Os projetos sociais bancados com recursos dos fundos estaduais e municipais dos direitos da criança, do adolescente e do idoso, são exemplos de como é possível ajudar quem está bem perto da gente.

Todo contribuinte que declara Imposto de Renda (IR) e escolhe o modelo de declaração completa pode destinar até 6% do imposto devido para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA); ou para o Fundo do Idoso, ou ainda para os dois, repartindo o percentual entre eles.

O termo correto é destinar porque independentemente se o contribuinte tem imposto a pagar ou a restituir, o percentual sai do recurso que ficaria com a União. 

Se o contribuinte quiser colaborar com projetos que estão ajudando pessoas ainda mais próximas dele, deve escolher os fundos municipais.  A destinação de até 6% deve ser feita até esta quarta-feira, 30 de dezembro.

E o passo a passo é muito simples, explica o contabilista Glicério Rampazzo.

“Existe o fundo do idoso e o fundo da infância e adolescência. Então, ele tem uma conta no banco do Brasil que você pode fazer boleto ou comprovante de depósito, [em que] deve constar alguns dados para dedução do imposto de renda. Tem que ter o nome completo do destinador, o CPF, o telefone de contato e para qual fundo você vai doar. Aí, faz o depósito. Se não tiver os dados corretos, você pode perder a destinação. E, um detalhe que tem que ficar atento, essa destinação só pode ser feito para quem faz a declaração no modelo completo, pelo modelo simplificado não tem como fazer a destinação. Quem fizer destinação e na entrega da declaração do imposto de renda viu que o modelo simplificado é mais compensatório, a destinação vai ficar como uma doação e, não, destinação”, explica Rampazzo.

O contribuinte paga agora e é ressarcido na declaração do IR. Para os que têm imposto a pagar, o valor será menor, e os que têm direito à restituição recebem mais.

“Essa conta só vai fechar, quando fizer a entrega da declaração de ajuste anual, que é a declaração de imposto de renda, que lá você vai colocar os dados da destinação e vai abater no seu imposto, se estiver dando ‘a pagar’, ou vai aumentar sua restituição, caso já tenha imposto a restituir”, complementa o contabilista.

E para os desconfiados, vai uma informação importante: a destinação do Imposto de Renda para projetos sociais não é mecanismo de fiscalização da Receita Federal.

Quem perder o prazo de destinação de até 6% do IR, pode ajudar no ano que vem até 30 de abril com 3% do imposto devido.

Pessoa jurídica pode doar até 1%, e o prazo também até essa quarta-feira, 30.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Precisa sair de casa? Use Máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Senado rejeita urgência e empurra para 2026 projeto para legalizar bingos e cassinos no Brasil


O Senado rejeitou nesta quarta-feira, 17, por 36 votos a 28, um requerimento que colocaria sob regime de urgência e…


O Senado rejeitou nesta quarta-feira, 17, por 36 votos a 28, um requerimento que colocaria sob regime de urgência e…

Geral

Diretor de presídio encomendou morte de juiz, diz detento


Diretores da Penitenciária Osvaldo Florentino Leite Ferreira, conhecida como “Ferrugem” em Sinop (MT), são apontados como mandantes em uma conspiração…


Diretores da Penitenciária Osvaldo Florentino Leite Ferreira, conhecida como “Ferrugem” em Sinop (MT), são apontados como mandantes em uma conspiração…