Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

06 de dezembro de 2025

‘Campanha 1º Minuto’: colaboradores da empresa Digimax aprendem manobras de primeiros socorros em Maringá


Por Rafael Bereta Publicado 21/12/2022 às 13h26
Ouvir: 00:00
Foto: Mayara Alonso/Equipe GMC

Com o objetivo de reforçar o compromisso com a comunidade de levar a informação de relevância, o Grupo Maringá de Comunicação (GMC) tem promovido a campanha 1° minuto com uma série de ações para auxiliar as pessoas na prevenção de acidentes em crianças e adultos causadas por afogamento, sufocamento, asfixias e outros.

Nessa segunda-feira, 19, os colaboradores da Digimax – empresa de marketing digital tiveram uma aula prática de manobras de salvamento.

Para o supervisor de RH, Daniel Vieira, a ação é importante pois ajuda a capacitar os colaboradores diante de alguma situação de risco no dia a dia. “A campanha é muito importante, principalmente para empresas de porte pequeno ou médio, porque não temos uma equipe de segurança no trabalho que possa fazer essa parte e que tenha uma capacitação para isso. Acho válido trazer esse tipo de informação para que possamos estar capacitados e saber o que fazer diante de alguma situação”, afirma.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o afogamento é uma das principais causas de morte em todo o mundo. Só no Brasil, afogamentos provocam quase 6 mil mortes por ano, sendo crianças e jovens do sexo masculino as principais vítimas.

Uma das colaboradoras da empresa Tainara Jacomeli, afirma que a técnica que mais chamou atenção nas aulas foi contra o engasgamento infantil, segundo ela passou por uma situação semelhante com o filho. “A técnica do salvamento contra engasgamento infantil foi a que mais me chamou atenção, pois já presenciei isso com meu filho e na hora do desespero não sabia o que fazer para ajudar. Então com essas técnicas aprendidas estamos preparadas para qualquer situação”, disse.

Em casos de afogamentos totais ou parciais, o atendimento no primeiro minuto do ocorrido faz total diferença na chance de sobrevida do paciente. Quanto mais rápido iniciar o atendimento, menos chance de sequelas e maior probabilidade de sobrevivência

Só no Brasil, afogamentos provocam quase 6 mil mortes por ano, sendo crianças e jovens do sexo masculino as principais vítimas. Foto: Mayara Alonso/Equipe GMC

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação