Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de dezembro de 2025

Jovem de projeto social do técnico Jorginho concorre a prêmio internacional


Por Agência Estado Publicado 19/10/2022 às 10h00 Atualizado 21/10/2022 às 20h53
Ouvir: 00:00

“Eu queria um mundo com mais amor, com mais união.” O desejo que parece ser de muitos brasileiros acabou ganhando vida pelo desenho de João Paulo Francisco de Oliveira, de 13 anos, que, em conversa com o Estadão, contou sobre a missão que tem neste ano: representar o Brasil e o Instituto Bola Pra Frente, do técnico vascaíno Jorginho, no concurso promovido pelo Laureus Sport For Good em parceria com o IWC Schaffhausen.

Na premiação deste ano, o tema proposto foi “Tempo do Planeta”, pedindo que jovens de todo o mundo desenhassem o que pensam sobre o planeta e o futuro dele. Na visão de João, um garoto da comunidade do complexo do Muquiço, no Rio, união e solidariedade caminham juntas para criar um ambiente mais harmônico.

Além de João Paulo, concorrem ao prêmio a garota Gema, de 12 anos, participante da Fundação Rafa Nadal em Palma, Espanha, e Lea, com nove anos, do HealthNutz, projeto apoiado por Laureus na Cidade do Cabo, África do Sul.

Para representar seus ideais, o tímido jovem carioca escolheu um desenho com uma mensagem direta: pessoas abraçadas ao redor do planeta, sem distinções, preconceitos e ódio. Apenas união. Foi do esporte que João tirou essa lição. “Desde os 9 anos, estou aqui (no Instituto Bola Pra Frente). Gosto muito de jogar futebol e de brincar com meus amigos. Isso que me motivou no desenho”, disse ao Estadão.

O garoto se solta mais ao falar sobre futebol e vôlei, seus esportes favoritos, garante que se dedica para jogar bem e que, por meio deles e das lições aprendidas no Instituto, aprendeu “que pode sonhar.”

BOLA PRA FRENTE
Com 22 anos de atuação, o Instituto Bola Pra Frente se vale do esporte e da educação como ferramentas transformadoras na vida de jovens de comunidades do Rio, no Complexo do Muquiço. O tetracampeão Jorginho se orgulha da arte de João e acredita que a indicação ao prêmio é uma prova do aprendizado dos jovens que passam pelo projeto, que atende cerca de 300 crianças.

“Nas palavras de Mandela ‘A educação é a arma mais importante que você pode usar para mudar o mundo’. O que fazemos no Instituto Bola Pra Frente é utilizar o esporte e a educação como potencializadores para transformar a vida de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias e encorajá-los a sonhar. Temos a grande sorte de ter a Laureus como parceira nesta causa. A Laureus nos ensina demais e nos sentimos honrados pois sabemos do legado global que a Laureus tem deixado por onde passa. Ter João como finalista deste concurso de desenho nos mostra o quanto nossos educandos têm aprendido a sonhar e acreditar”, disse o treinador. “Como já sugere o nome do concurso (Tempo para o Planeta), espero que a arte do nosso João venha impactar e unir muitas pessoas com o propósito de mudar o mundo para melhor.”

A fala do fundador do projeto vai ao encontro do que pensa Vanessa Campos, diretora de operações do projeto, que acredita que o desenho de João expressa um sentimento que vive no coração de muitos brasileiros. “A gente tenta passar essa sensação de unidade, de dar as mãos, de começar a se amar, principalmente no momento em que estamos. Acho que o João, vindo de uma comunidade carente, conversa muito com o brasileiro de saber tudo que ele vive aqui. A gente está numa comunidade de oito favelas, que se chama Complexo do Muquiço, e eles (os jovens) estão completamente expostos a todo tipo de violência. De exposição de tudo que acontece aqui dentro. Existe guerra entre traficantes, entre polícia também, eles passam por muita coisa. Então ter o João, divulgando um desenho que propõe amar e respeitar, dar as mãos, é muito especial. É legal saber que nossas crianças estão se levantando”, disse.

Em busca de transformar o futuro destes jovens, o Instituto Bola Pra Frente promove a junção da educação com o esporte, com os participantes assistindo aulas e recebendo treinamento esportivo. Para facilitar a assimilação dos conteúdos, a linguagem “boleira” é adotada pelos instrutores.

“Todos os nossos momentos são guiados com a linguagem do futebol. Nossas aulas são divididas em etapas intituladas de “aquecimento”, “jogo”, “mesa-redonda”; escolhemos o capitão da turma, trabalhamos com as regras usando cartões amarelos e vermelhos e conversamos com eles sempre com a linguagem do futebol como ferramenta para facilitar o aprendizado e tornar ainda mais divertido esse processo”, explica Vanessa.

O sonho de João por mais união, que agora foi transformado na votação pelo prêmio – que ele admite nunca ter imaginado concorrer -, já está no ar e é válida até 21 de outubro. Para votar no desenho de João, basta acessar o site laureus.com. O vencedor – anunciado em 26 de outubro, em uma reunião especial com um Membro ou Embaixador da Academia Laureus e seu programa Sport for Good – receberá uma doação substancial para ajudar em seu trabalho.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Esportes

PSG faz 1º treino de olho no Flamengo por final do Intercontinental e Marquinhos vai a campo


A segunda-feira foi de trabalho em Doha para o elenco do Paris Saint-Germain, adversário do Flamengo na disputa do título…


A segunda-feira foi de trabalho em Doha para o elenco do Paris Saint-Germain, adversário do Flamengo na disputa do título…

Esportes

Oposição do São Paulo pede afastamento de Casares após esquema de venda de camarotes


Parte da oposição do São Paulo começou um movimento para tirar Julio Casares da presidência do clube paulista. O grupo,…


Parte da oposição do São Paulo começou um movimento para tirar Julio Casares da presidência do clube paulista. O grupo,…

Esportes

Fórmula 1: Audi revela naming right da equipe que vai estrear na temporada 2026


A Audi divulgou nesta segunda-feira, 15, o nome oficial que a marca adotará na Fórmula 1 em 2026. Com a…


A Audi divulgou nesta segunda-feira, 15, o nome oficial que a marca adotará na Fórmula 1 em 2026. Com a…