Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de novembro de 2024

Adolescente de 12 anos morre afogada em represa da região ao pular na água para tentar salvar a irmã


Por Ricardo Freitas Publicado 27/12/2022 às 08h06
Ouvir: 00:00
Equipe do Samu de Maringá no aeromédico a caminha do Peabiru. Foto: Samu

Uma adolescente de 12 anos, identificada como Esthefany Muller dos Santos, morreu afogada na tarde desta segunda-feira, 26, em uma represa em Peabiru, a 76 km de Maringá, ao tentar retirar a irmã que estava na água se afogando.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a irmã de Esthefany, de 8 anos, caiu na represa e bateu a cabeça. A adolescente pulou para tentar ajudar a irmã e acabou morrendo.

O pai das meninas também pulou na água ao ver as filhas se afogando, e foi resgatado por outras pessoas que estavam tomando banho na represa.

A represa é considerada de difícil acesso. O aeromédico do Samu de Maringá foi acionado, se deslocou até a represa, mas o óbito já havia sido constatado. A menina de 8 anos foi levada para o hospital e o caso dela é considerado estável. O sepultamento de Esthefany ocorre nesta terça-feira, 27.

Aeromédico do Samu pousou ao lado da represa. Foto: Samu

GMC lança campanha de prevenção de afogamento, engasgo e asfixia

Batizada de “Primeiro Minuto”, campanha prevê ações educativas e de propagação de informação por meio de rádios, portal de notícias e redes sociais

Reforçando o compromisso com a comunidade de levar informação de relevância, o Grupo Maringá de Comunicação (GMC), por meio do alcance de seus veículos de comunicação Rádio Maringá FM, MIX FM Maringá, CBN Maringá e Portal GMC Online, vai promover a Campanha Primeiro Minuto, com uma série de ações para auxiliar pessoas na prevenção de acidentes em crianças e adultos causadas por afogamento, sufocamento, asfixias e outros.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o afogamento é uma das principais causas de morte em todo o mundo. Todos os anos, cerca de 236 mil pessoas morrem afogadas, segundo dados da agência. Só no Brasil, afogamentos provocam quase 6 mil mortes por ano, sendo crianças e jovens do sexo masculino as principais vítimas.

O objetivo da campanha é ensinar à população técnicas de primeiros socorros e como agir em caso de emergências, além de promover a conscientização de pais e cuidadores acerca da prevenção desses tipos de acidentes: afogamento em água, engasgo por leite materno, por alimentos ou com brinquedos e asfixia por ambiente fechado ou durante o sono.

“O Grupo Maringá de Comunicação está sempre presente na vida da comunidade e, entendendo a importância desse assunto para as famílias de Maringá e região, nós decidimos encabeçar essa campanha de conscientização. A nossa meta é salvar pelo menos uma vida. Que as pessoas possam aprender o básico dos primeiros socorros e que elas se sintam dispostas a fazer o curso, ou a treinar alguém dentro da empresa”, diz a head de comunicação do grupo, Jany Lima.

Em casos de afogamentos totais ou parciais, o atendimento no primeiro minuto do ocorrido faz total diferença na chance de sobrevida do paciente. Quanto mais rápido iniciar o atendimento, menos chance de sequelas e maior probabilidade de sobrevivência – daí a escolha do nome Primeiro Minuto para a campanha.

“Quanto mais pessoas com conhecimento em primeiros socorros, maiores são as chances de que, quando ocorra um problema clínico, incidente, engasgo, entre outras, tenha no local alguém que tenha sido treinamento e saiba como proceder, auxiliando o paciente até a chegada de uma equipe especializada”, diz o enfermeiro e sargento veterano do Corpo de Bombeiros do Paraná, Ricardo Berwald, gestor operacional da Salvar Urgências Médicas, empresa que é responsável técnica da campanha.

Ações

Entre as ações da campanha estão entrevistas com especialistas nos veículos de comunicação do GMC, além de boletins com dicas de prevenção na programação. As redes sociais também serão contempladas, com postagem de vídeos com orientações de profissionais do Corpo de Bombeiros e médicos. Materiais impressos com orientações serão distribuídos, e um profissional abordará pessoas nas ruas ensinará como realizar a manobra de heimlich, considerado o melhor método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores.

A campanha Primeiro Minuto também contempla ações em escolas de Maringá e região. A ideia é realizar um bate-papo entre os profissionais de emergência e professores a alunos do ensino médio, para orientá-los nas questões de primeiros socorros em casos de afogamento, sufocamento e engasgo.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação