Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de novembro de 2024

Prefeitura concede 1ª licença para empresa instalar tecnologia 5G em Maringá


Por Redação GMC Online Publicado 26/10/2022 às 08h42
Ouvir: 00:00
Foto: Ilustrativa/Guilherme Martimon/Mapa/Via Agência Brasil

A Prefeitura de Maringá trabalha para viabilizar a instalação de tecnologia 5G na cidade. Foi liberada nesta segunda-feira, 24, a primeira licença para uma empresa instalar a infraestrutura para uma antena 5G. O equipamento será instalado pela empresa autorizada no topo de um edifício na Zona 7. Em seguida, a empresa negociará com as companhias telefônicas a instalação da antena que transmitirá o sinal 5G. 

Há outros nove processos em análise para o licenciamento de infraestruturas em diferentes regiões da cidade. “Trabalhamos bastante para agilizar toda a legislação para permitir a instalação da tecnologia 5G na cidade Nesta segunda-feira saiu a primeira licença autorizada pela Prefeitura. A parte da gestão municipal está sendo feita e agora depende das empresas se instalarem na cidade. Mais um passo importante para transformar Maringá em uma smart city”, reforça o prefeito Ulisses Maia

A Estação Transmissora de Radiotelecomunicação (ETR) precisa ser autorizada pela Anatel e é solicitada para a Prefeitura através do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), direcionado para a Diretoria de Edificações da Secretaria de Urbanismo e Habitação (Seurbh). O secretário da Seurbh, Estevão Palmieri, informa que há um prazo de até 60 dias para aprovação. A autorização vale por dez anos e é renovável. 

A lei que regulamenta a instalação das antenas do sinal 5G em Maringá foi sancionada pelo prefeito Ulisses Maia no fim de junho deste ano. A Prefeitura de Maringá se antecipou e criou a lei para desburocratizar e agilizar a instalação dos equipamentos. O projeto foi aprovado pela Câmara de Vereadores. 

Com isso, Maringá deve ser uma das primeiras cidades do interior do Brasil a ter tecnologia 5G, já que a rede começou a ser implantada primeiro nas capitais. O sinal 5G proporcionará internet mais rápida e possibilitará que empresas e indústrias ofereçam melhores serviços para a população.

As informações são da Prefeitura de Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação