07 de julho de 2025

TBT: Relembre 8 shows históricos que já rolaram em Maringá


Por Alice Loureiro, com Maringá Histórica Publicado 27/10/2022 às 14h02 Atualizado 25/01/2024 às 10h16
Ouvir: 06:29

No melhor estilo #TBT, o Portal GMC Online veio relembrar, nesta quinta, 27, alguns momentos épicos da história da nossa cidade. Shows de grandes celebridades nacionais e internacionais, como Shakira, Menudo e Angélica já passaram por aqui na Cidade Canção. 

Separamos 8 shows de grandes nomes da música que já passaram por aqui e você provavelmente não sabia: 

Menudo

Fonte: Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica. 

Em agosto de 1985, Maringá recebeu com o delírio dos fãs o grupo porto-riquenho Menudo para um gigantesco show que aconteceu no Estádio Regional Willie Davids. 

Eles estavam no auge com a formação clássica composta por Robby Rosa, Charlie Massó, Roy Rosselo, Ray Reyes e Ricky Martin. 

Diversos desmaios foram atendidos pela equipe médica da organização, enquanto coreografias eram executadas em meio aos vocais precisos dos integrantes, que eram amparados pela banda de acompanhamento e iluminação especial com raios laser. 

Robby Rosa chegou a incluir a palavra “Maringá” na canção If you not here, enquanto a plateia acompanhava a letra que misturou inglês, português e castelhano. 

Barão Vermelho com Cazuza

O áudio acima é do evento realizado no Ginásio Chico Neto, em 1985, com a apresentação da banda Barão Vermelho, na época com Cazuza no vocal. No áudio, Cazuza canta “Sem Vergonha”, uma composição de Frejat. 

Eis um do trecho do livro “Cazuza: Só as mães são felizes” em que Frejat relata o clima de tensão da banda durante aquela apresentação:

“(…) Aliás, todo o grupo estava com bronca dele e eu ficava no meio dessa relação. Não deixava ninguém se aproximar do Cazuza para dizer qualquer coisa, preferia fazer a intermediação. (…) Cazuza era muito ferino quando queria esculhambar alguém. Ele destruía mesmo. Depois da briga, tínhamos ainda mais dois shows para fazer no Sul, Cazuza alegou ser um profissional e prometeu cumprir sua tarefa. Foram dois shows horrorosos, em Londrina e Maringá. O clima ficou tenso, insuportável.”

Raul Seixas

Fonte: Revista Tradição de julho de 2009 – Nº. 319 – Ano XXIX. 

Logo que inaugurado, o Ginásio Chico Neto passou a ser palco dos grandes espetáculos musicais. Por conta disso, entre as décadas de 1970 e 1980, Maringá entrou na rota das maiores turnês da época.

Raul Seixas visitou a cidade por algumas oportunidades. Em 1976 o público aguardava um show épico, no entanto, o cantor estava doente e acabou atrasando a apresentação em duas horas. As vaias foram superadas pelos maiores sucessos, ecoando junto da multidão que tomou o ginásio. 

No dia 14 de maio de 1989, Raul voltou à cidade canção e subiu novamente no palco do Ginásio de Esportes Chico Neto.

O local ficou lotado. Na época Raul fez uma turnê por algumas cidades do Paraná, dentre elas, Londrina, Maringá e Curitiba.

Três meses aproximadamente após essa apresentação, no dia 21 de agosto, Raul Seixas foi encontrado morto por sua empregada.

Angélica

Fonte: Centro de Documentação Luís Carlos Masson

O evento aconteceu no Estádio Willie Davids no dia 15 de julho de 1989. O acontecimento foi a primeira edição da PROMOACIM, realizada pela da Associação Comercial de Maringá (Acim).

Legião Urbana

Fonte: Foto – Max Silvestrelli / Acervo Maringá Histórica.

Mais uma banda que agraciou o hall de grandes shows maringaenses foi o Legião Urbana. O grupo se apresentou em Maringá no dia 9 de maio de 1990. O Ginásio Chico Neto ficou lotado para presenciar o show mais esperado daquele ano.

A turnê “As quatro estações” já havia passado por oito cidades antes de aportar no Paraná, onde a banda esteve em Curitiba (Pavilhão do Parque Barigui – 11 de maio), Londrina (Ginásio Moringão – 12 de maio) e  Maringá.

Mamonas Assassinas

Fontes: Acervo de Alessandra de Oliveira Lopes Paschoeto / O Diário do Norte do Paraná de 8 de novembro de 1995 / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica. 

A banda Mamonas Assassinas se apresentou no Ginásio de Esportes Chico Neto, em Maringá, na noite de 9 de novembro de 1995. Foi um dos maiores públicos da cidade naquele ano, segundo os organizadores. 

Os ingressos na portaria custaram R$ 15. Antecipadamente podiam ser adquiridos por R$ 12. O show contou com o patrocínio da Coca-Cola e da Kaiser, além do apoio da Enseada Snooker Bar e do Scala Motel.

Shakira

Fonte: Site Shakira Pies Descalzos Brasil 

Em 1997, a cantora Shakira realizou sua primeira turnê pelo Brasil, chamada “Tour Pies Descalzos”.

A apresentação em Maringá foi realizada no dia 4 de setembro, no Cinema Café. O estabelecimento era localizado na avenida Brasil (ao lado da praça Rocha Pombo).

Gretchen

Fonte: Acervo Maringá Histórica / Acervo Blog do Rigon. 

Sim, a rainha do ‘conga la conga’ já passou por aqui também! E para quem acha que a Expoingá sempre foi reino dos sertanejos, está muito enganado.

O registro é do show que a cantora Gretchen realizou na 9.ª edição da Expoingá, que foi realizada de 18 a 26 de abril de 1981, no Parque de Exposições.

A cantora se apresentou no dia 22. Como é possível constatar, o palco era construído em madeira, onde alguns VIPs e a imprensa assistiam bem de perto, colados na banda de apoio. 


Todas as informações foram retiradas do site Maringá Histórica

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
GMC+

Ozzy Osbourne mostra encontro inédito com Axl Rose e bastidores do show de despedida


Ozzy Osbourne compartilhou em sua conta do Instagram algumas fotos dos bastidores de seu último show da carreira, que aconteceu…


Ozzy Osbourne compartilhou em sua conta do Instagram algumas fotos dos bastidores de seu último show da carreira, que aconteceu…

GMC+

Andrea Bocelli anuncia dois shows no Brasil


O tenor italiano Andrea Bocelli anunciou dois shows em São Paulo para os dias 21 e 22 de novembro de…


O tenor italiano Andrea Bocelli anunciou dois shows em São Paulo para os dias 21 e 22 de novembro de…

GMC+

Após mastectomia, Jessie J diz que câncer não se espalhou


Jessie J, 37, atualizou os fãs sobre o tratamento contra o câncer de mama em post compartilhado no Instagram nesta…


Jessie J, 37, atualizou os fãs sobre o tratamento contra o câncer de mama em post compartilhado no Instagram nesta…