Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de novembro de 2024

Pandemia faz paciente de glaucoma adiar exame


Por Agência Estado Publicado 21/05/2021 às 10h00 Atualizado 01/02/2023 às 20h59
Ouvir: 00:00

O isolamento social imposto pela pandemia e o medo do contágio pela covid-19 têm feito muitas pessoas adiarem a ida ao médico e os exames de saúde. O impacto pode ser especialmente grave no caso de doenças crônicas como o glaucoma – principal causa evitável de cegueira no mundo.

Dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) revelam uma queda de 27% na realização de exames para diagnóstico precoce da doença e de 22% para cirurgias relacionadas à doença em 2020. Especialistas temem o agravamento da saúde dos pacientes e uma demanda extremamente alta no Sistema Único de Saúde (SUS) no próximo ano.

A queda prejudica a investigação de possíveis casos novos da doença, contribuindo para o atraso no início do tratamento, e o acompanhamento de casos confirmados, que exigem monitoramento para evitar agravamento. De acordo com o levantamento do CBO, feito com suporte da consultoria 360º CI, oito tipos diferentes de exames realizados no SUS são utilizados pelos oftalmologistas para diagnosticar o glaucoma.

“De um ano para o outro, o volume de atendimento tende sempre a crescer”, explica o diretor do Departamento de Glaucoma da Santa Casa de São Paulo, Cristiano Caixeta Umbelino, vice-presidente do CBO. “Isso é muito preocupante porque o glaucoma é uma doença que não tem cura, mas tem controle. Com o diagnóstico feito numa fase mais avançada, no entanto, haverá lesões irrecuperáveis.”

De acordo com a análise do CBO, em 2019 foram realizados na rede pública 5,9 milhões de exames. Durante a pandemia, no entanto, esse número teve uma queda de 1,6 milhão (27%). Segundo dados do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS, em 2020 a redução de exames preventivos para glaucoma afetou todas as regiões brasileiras. Em valores absolutos, o impacto foi mais sensível em São Paulo (348,6 mil a menos), Bahia (-202,4 mil) e Rio Grande do Sul (-122,5 mil).

Pelo menos 6,5 mil cirurgias indicadas para o tratamento e a reversão do glaucoma deixaram de ser realizadas no SUS em 2020. Foi uma queda de 22%. Com a flexibilização do isolamento social na maior parte do País e a retomada das operações, os oftalmologistas temem alta expressiva da demanda. “O maior problema é o agravamento da condição dos pacientes, que pode ter consequências irreversíveis”, aponta Caixeta Umbelino.
Foram analisados quatro tipos diferentes de cirurgias realizadas no SUS e que são utilizadas para tratamento do glaucoma. De acordo com a análise, todas as regiões registraram redução no número de procedimentos.

Só no Sudeste houve diminuição de quase 3,7 mil (cerca de 27%) dos procedimentos para tratamento em 2020. “O sistema público já tem filas enormes de atendimento. Com o represamento das cirurgias em 2020 e 2021 infelizmente haverá aumento das filas”, avalia o especialista.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Passageiro incendeia ônibus em que viajava com outras 45 pessoas; veículo foi destruído


Um homem se trancou no banheiro do ônibus em que viajava de São Paulo para Curitiba, na madrugada desta sexta-feira,…


Um homem se trancou no banheiro do ônibus em que viajava de São Paulo para Curitiba, na madrugada desta sexta-feira,…

Geral

Execução de delator do PCC: força-tarefa cumpre mandados de busca, apreensão e prisão


A força-tarefa criada pela Secretaria da Segurança Pública para investigar a execução do empresário Antônio Vinicius Lopes Gritzbach no último…


A força-tarefa criada pela Secretaria da Segurança Pública para investigar a execução do empresário Antônio Vinicius Lopes Gritzbach no último…

Geral

11 Estados relatam falta de vacina; veja quais são e o que diz o governo


Pelo menos 11 Estados do País registram falta de algum tipo de vacina, de acordo com levantamento feito pelo Estadão…


Pelo menos 11 Estados do País registram falta de algum tipo de vacina, de acordo com levantamento feito pelo Estadão…