Quem é o empresário de Maringá que chamou atenção de Gusttavo Lima e outros famosos
Na lista de clientes de Willian Santos, de 29 anos, empresário do ramo de calçados, estão famosos como Gusttavo Lima, Lucas Lucco, Leonardo, Cleber e Cauan, Wesley Safadão, Vitor Fernandes, Bruno e Denner, o apresentador Ratinho, além de produtores musicais e tantas outras celebridades. Mas a trajetória foi longa e cheia de tropeços até chegar onde está hoje, com sua marca própria: WillBoots. E tudo começou aqui, em Maringá.
Willian Santos ingressou no mercado de trabalho como office boy e, posteriormente, como vendedor de peças de caminhão. A primeira faísca para empreender surgiu em 2013, aos 21 anos, quando o jovem foi para o Caldas Country Show, evento realizado em Caldas Novas, no Estado de Goiás, que reúne diversos cantores da música sertaneja.
“Vendi minha moto, reuni uns amigos, alugamos um ônibus e fomos. Na época, bota e roupa country estavam muito na moda, mas como eu não tinha condições para comprar, peguei emprestado para ir ao evento. Lá, eu estava com uma garota e ela me deu a ideia de criar uma marca própria. Ela disse: já que você gosta de usar bota, por que não cria sua marca? Assim que voltei para Maringá, fui atrás de fábricas para produzir as botas e oficializei o nome: WillBoots”, relatou em entrevista ao GMC Online.
Santos iniciou a produção de uma linha country de botas de cano longo, mas as coisas não foram como ele esperava. “Como eu não tinha noção de produção, logo de cara deu tudo errado. Comprei couro que não precisava e não tinha dinheiro para mão de obra. Consegui fazer alguns pares e a garota que me deu ideia foi minha primeira cliente”, conta.
Mas o jovem não desistiu: financiou um Gol, adesivou com a logo da WillBoots e, com o carro cheio de botas, viajava para vender os calçados nas fazendas do Mato Grosso do Sul, além de outras cidades do Paraná. Simultaneamente, o Santos começou a vender consórcio de moto para ajudar a mãe, que estava com câncer. Entre tantas adversidades, a mais difícil ainda estava por vir: a perda de sua mãe.
“Sempre quis ter a minha marca, a minha história, e desde o início do projeto a única pessoa que acreditou em mim foi minha mãe. Ela dizia: ‘filho, vai dar certo, tenha paciência e persistência’. O restante da família e amigos próximos ficavam rindo, diziam ‘olha lá o sonhador, quem vai querer usar uma bota dessas?’”, lembra o jovem.
Fiel aos seus objetivos e à memória da mãe, Willian Santos deixou tudo para trás e decidiu que se tornaria um grande empresário e atenderia artistas de todo o Brasil. A sala de sua casa, em Maringá, se tornou a loja física da WillBoots, e ele começou a viajar para Goiânia (GO) para vender os calçados – cidade onde reside grande parte dos cantores da música sertaneja.
E foi indo em eventos e presenteando os artistas que o jovem empresário chamou a atenção de diversas celebridades. “Na primeira vez que fui para Goiânia atendi o Lucas Lucco e Cleber e Cauan – de quem acabei me tornando amigo. Apresentei a marca para vários cantores do qual era fã e hoje muitos são meus clientes e amigos”, conta.
LEIA TAMBÉM – Conheça as casas onde Luan Santana e Portiolli moraram em Maringá antes da fama
Como a marca não era conhecida em Goiânia, o jovem chegou a fretar um helicóptero e adesivou com a logo da WillBoots para circular pela cidade. Com o crescimento dos negócios, ele abriu uma pequena loja em Maringá e, aos 26 anos, mudou-se definitivamente para a capital de Goiás. O prédio onde a sede da sua loja está instalada atualmente pertence ao cantor Leonardo.
Nos eventos que frequentava, além dos famosos que se tornaram clientes, Willian Santos conheceu celebridades como Neymar e sua família; Ronaldinho Gaúcho; Celso Portiolli; Danilo Gentili; Rodrigo Faro; Carlos Alberto de Nóbrega; Liminha e tantos outros.
Cantores sertanejos como Diego e Victor Hugo, Nando Moreno e Cesinha e Matheus usaram botas da WillBoots nas gravações de seus respectivos DVDs. Além disso, Santos foi convidado por Lucas Lucco para viajar com sua equipe em turnê para Portugal, onde o jovem aproveitou para lançar uma nova bota de sua marca. Ele também lançou uma linha de chinelos.
Atualmente, o empresário tem franquias da WillBoots em Maringá, Londrina, Curitiba, Redenção (PA) e Primavera do Leste (MT). Além disso, por meio de site, envia as botas para todo o Brasil.
Além das botas, Willian Santos também é apaixonado por avião e já fretou jatos para entregar os calçados pelo Brasil. E como vive de sonhos, o próximo é ter seu jato próprio.
“Só realiza sonhos quem sonha e corre atrás. Uma das minhas metas é chegar mais rápido em meus compromissos, com meu próprio jato. Quero conquistar o mundo”, finaliza.