Dia Mundial de Combate ao Câncer: conheça os principais exames de rastreamento da doença

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima 704 mil novos casos da doença no Brasil em 2023. O dado é válido para cada ano do triênio, ou seja, a estimativa se mantém nos anos de 2024 e 2025. Além disso, a doença é a segunda principal causa de morte no mundo, de acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde. Diante deste cenário, o Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado em 4 de fevereiro, é importante para conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde, prevenção e como diagnosticar precocemente os tumores malignos.
Segundo a Dra. Fernanda Britto Pereira Lucas, médica radiologista do São Camilo, marca de medicina diagnóstica da Dasa – maior rede de saúde integrada do Brasil –, são vários os exames indicados para o rastreamento e/ou a detecção precoce do câncer. A especialista elenca os principais:
- Papaniculau: é o principal exame utilizado para rastreamento do câncer de colo do útero. Ele é feito a partir da análise das células de uma amostra do colo do útero e deve ser realizado em mulheres a partir dos 21 anos de idade.
- Mamografia: indicado para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Trata-se de um raio-X das mamas, capaz de identificar microcalcificações e nódulos muito pequenos, imperceptíveis à palpação. É indicado para mulheres a partir dos 40 anos e pode ser complementada por uma ultrassonografia ou ressonância magnética das mamas dependendo do caso.
- Colonoscopia: é o principal exame para prevenção e diagnóstico do câncer colorretal. Ela é realizada através da introdução de uma pequena câmera pela via retal para estudo do cólon após preparo intestinal. Em caso de pólipos e lesões suspeitas, realiza-se a biópsia ou ressecção da lesão que é encaminhada para avaliação anatomopatológica. O exame é indicado para homens e mulheres a partir dos 45 anos (ou antes caso existam fatores de risco como histórico familiar e/ou presença de doenças intestinais).
- Tomografia computadorizada dos pulmões: é um dos melhores exames de diagnóstico para o câncer do pulmão. Ela é recomendada anualmente para pessoas fumantes ou ex-fumantes com idades entre 55 e 74 anos.
- PSA: A dosagem do antígeno prostático específico (PSA) é feita através de um exame de sangue e é utilizado para rastreamento do câncer de próstata, juntamente com o toque retal. A ressonância de próstata também está indicada em algumas situações e seu uso está em franca ascensão. Homens com mais de 50 anos devem conversar com seus médicos a respeito das indicações.
- Dermatoscopia: é o principal exame de rastreamento e prevenção do câncer de pele. Trata-se da avaliação e mapeamento de todas as pintas do corpo, incluindo a região embaixo das unhas e o couro cabeludo. Deve ser realizada pelo menos uma vez por ano em pacientes mais susceptíveis. Caso haja alguma suspeita, retira-se o tecido para biópsia, possibilitando o diagnóstico de lesões pré-malignas e malignas em fase inicial.
“Além desses, exames gerais de sangue, dosagem de marcadores tumorais e ultrassonografias de tireoide, abdome, rins e vias urinárias e pélvica transvaginal também auxiliam no rastreamento de lesões potencialmente malignas. Após diagnosticados, exames de tomografia computadorizada, ressonância magnética e PET-CT podem ser solicitados para estadiamento da lesão e avaliação da resposta ao tratamento escolhido”, finaliza a doutora.
