Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de novembro de 2024

PF cumpre mandados contra descaminho e contrabando em Guaíra e Umuarama


Por Letícia Tristão/CBN Maringá Publicado 28/02/2023 às 11h12
Ouvir: 00:00
Foto: Polícia Federal

Mais uma operação da Polícia Federal é deflagrada em Guaíra contra o descaminho de mercadorias e contrabando de cigarros. Desde as primeiras horas desta terça-feira, 28, 52 policiais federais foram às ruas cumprir 13 mandados judiciais expedidos pela 23ª Vara Federal de Curitiba, nas cidades de Guaíra e Umuarama, no Paraná, e São Paulo (SP).

Após dois anos de investigação, a Operação Impacto tem o objetivo de desarticular essa organização criminosa que, de acordo com a Polícia Federal, tinha os chamados “batedores” para fazer o transporte dos cigarros e das mercadorias; e tinha também “laranjas” para ocultar bens e valores provenientes dos crimes.

Ao longo das investigações, houve quebras de sigilos bancários e fiscais, que identificaram movimentações de aproximadamente R$ 20 milhões.

Um dos integrantes da organização, ameaçado de morte, colaborou com as investigações. Segundo a PF, foram feitos pelo menos quatro flagrantes de contrabando de cigarros e descaminho de mercadorias vinculados à atuação dessa organização criminosa.

A PF concluiu que cigarros e as mercadorias eram transportados da região de Guaíra e tinham como destino a cidade de São Paulo (SP).

A Justiça determinou o sequestro dos bens móveis e imóveis, e bloqueio das contas bancárias de 14 investigados. Os envolvidos deverão responder pela prática dos crimes de contrabando, descaminho, coação no curso do processo, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Esses crimes têm penas máximas que, somadas, podem chegar a 36 anos e 4 meses de prisão.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação