Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de novembro de 2024

Maringá é registrada em vídeo da Estação Espacial Internacional


Por Ivy Valsecchi Publicado 13/03/2023 às 16h58
Ouvir: 00:00
Foto: Reprodução/vídeo/Estação Espacial Internacional.

O Paraná, incluindo a região de Maringá, foram filmados pela Estação Espacial Internacional, conhecida como ISS (International Space Station). O registro é do dia 27 de fevereiro – veja o vídeo abaixo.

Segundo o o professor e astrônomo amador Maico Zorzan, de Maringá, a ISS é uma estação de pesquisa que orbita em torno da Terra. “Ela é do tamanho de um campo de futebol, se formos fazer essa analogia, e tem astronautas lá dentro o tempo todo”, explica.

Segundo ele, o vídeo mostra o Paraná. “Ela (estação espacial internacional), estava passando por cima durante o dia…lembrando que a estação dá uma volta na terra a cada noventa minutos, então, a cada 1h30 ela dá uma volta completa, porém ela não passa sempre no mesmo lugar, ela vai orbitando a terra e girando…e deu sorte de ela passar por cima do Paraná. É possível ver o Rio Paranapanema…algumas regiões. Daqui do chão, da terra, a gente consegue ver a estação quando ela passa à noite, começo da noite principalmente, porque daí a gente ve ela iluminada, ela passa como sendo uma estrelinha, um ponto de luz que corre o céu, mas durante o dia a gente não consegue ver”, explica.

O professor explica que o vídeo registra o Paraná de oeste para leste. “Passa pelo rio Paraná, dá para ver a região de Guaíra e Loanda, e Maringá está na borda superior do vídeo, por volta de 20 segundos”, diz.

No site da Nasa é possível ter acesso a todas as imagens registradas pela Estação Espacial Internacional – veja aqui.

Veja o vídeo da Estação Espacial Internacional que mostra Maringá

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação