Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Saint Helena Maringá faz parte da rede mundial de escolas associadas à UNESCO


Por Fábio Castaldelli Publicado 17/03/2023 às 14h00
Ouvir: 00:00
Foto: Divulgação

A Saint Helena é a primeira escola a ofertar ensino bilíngue em Maringá, e uma das poucas no Brasil, a fazer parte do Programa das Escolas Associadas (PEA) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura).  O programa é formado por instituições de ensino comprometidas com valores universais como a cultura da paz, o desenvolvimento sustentável, a aprendizagem intercultural e a formação de cidadãos globais.

Um dos diferenciais da Rede PEA-UNESCO é o ambiente favorável ao crescimento coletivo, já que as escolas compartilham dos mesmos valores e compromissos.

“A atuação em rede permite a troca de experiências e o estabelecimento de objetivos educativos comuns, oferecendo uma perspectiva mais ampla da educação mundial”, pontua Janeth Shudo Belido, diretora da Escola.

No Brasil apenas 600 das mais de 179 mil escolas da Educação Básica foram selecionadas para fazer parte da Rede PEA-UNESCO. No mundo, são mais de 11 mil instituições em 180 países.

(ODS – O Programa também incentiva os integrantes a contribuir para a conquista dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e das metas da Agenda da Educação 2030, que representam um plano de ação global para eliminar a pobreza extrema, a fome no mundo, as disparidades de gênero na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação.) vamos tirar essa parte, pois não estamos trabalhando esse aspecto na escola

“Na Saint Helena, o aluno aprende sobre as diferentes realidades do nosso país e do mundo. Essa perspectiva mais ampla transforma a visão da criança sobre a vida”, explica a professora Jeene Barão.

VALORES

Os princípios do Rede PEA-UNESCO são incorporados à metodologia de ensino da Saint Helena desde 2019, ano em que a escola foi inserida no Programa, e pautam o planejamento pedagógico escolar.

O aluno é conscientizado sobre a realidade de pessoas que vivem em condições diversas e compreendem como podem contribuir com um mundo mais justo, pacífico, inclusivo, igualitário e sustentável, em âmbito regional, nacional e mundial.

“A criança desenvolve a consciência sobre o próprio papel na sociedade e assume a responsabilidade que lhe cabe para construir um mundo melhor”, reforça Jeene.

“A Saint Helena Maringá vai além da Educação Básica, oferecendo uma educação que ultrapassa fronteiras e prepara o aluno para a vida, no Brasil e no mundo”, acrescenta a pedagoga.

INTERCÂMBIO

A formação do aluno para um mundo cada vez mais globalizado é baseada em uma metodologia inovadora, que ensina de forma lúdica, interativa e globalizada em um ambiente imersivo em língua inglesa.

A escola estimula o desenvolvimento da inteligência socioemocional e o aprendizado orientado à ação, com atividades extracurriculares para criar e colocar a mão na massa.

Na Saint Helena Maringá, as provas são aplicadas ao longo do mês e, a partir do quarto ano, os alunos começam a fazer testes e tarefas para treinar o inglês em situações diárias, assim como será exigido pela certificação Cambridge Assessment, o mais tradicional e reconhecido atestado de domínio da língua inglesa no mundo todo.

Ao final do ensino fundamental, a Saint Helena Maringá organiza um intercâmbio de mais de 15 dias no exterior para que os estudantes possam aperfeiçoar o domínio do idioma em situações do mundo real.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação