Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de novembro de 2024

Secretário das Cidades do Paraná libera recursos do programa Asfalto Novo para três cidades da Amusep


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 13/04/2023 às 12h54
Ouvir: 00:00
Foto: Rafael Bereta/GMC Online

O secretário de Estado das Cidades Eduardo Pimentel, cumpre agenda nesta quinta-feira, 13, em Maringá. Pela manhã, o secretário conheceu os projetos do Centro de Eventos Oscar Niemeyer e do Eixo Monumental em reunião com o prefeito em exercício Edson Scabora no Paço Municipal.

Em seguida, o secretário teve agenda no Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem) e, à tarde, se reunirá com prefeitos da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep).

Três prefeituras da Amusep: Santo Inácio, Uniflor e São Jorge do Ivaí, vão ser contempladas com recursos do programa ‘Asfalto Novo, Vida Nova’, que tem R$ 500 mi para investir na pavimentação de ruas de terra em cidades com até sete mil habitantes. O secretário, em entrevista no estúdio da CBN Maringá, disse que este programa é inédito e deve ser ampliado para cidades com até 25 mil habitantes.

De que forma a Secretaria das Cidades se envolve nos projetos?

Nós somos criadores de políticas públicas para investimentos nos municípios. Aqui, em Maringá, estamos trazendo, além do trabalho que a Secretaria faz na liberação de recursos para receber o projeto do eixo monumental, nós temos uma discussão importante que envolve a Secretaria das Cidades: até dezembro do ano passado, havia um órgão chamado Comec que cuidava da implementação e articulação da Região Metropolitana de Curitiba, que foi expandido e, agora, chama-se Amep, Agência de Ações Metropolitanas do Paraná, que engloba Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel, e a nossa missão é discutir as políticas públicas e o fomento da região metropolitana como um todo.

Sobre essa liberação de 500 milhões de reais para cidades com até 7 mil habitantes, havia uma dúvida entre os prefeitos da região se cidades com 7 mil habitantes, mas que já tivessem asfalto, tivessem poucas ruas de terra ou não tivessem ruas de terra, se elas teriam também acesso a recursos?

Na verdade esse programa tem um critério que é acabar com a rua de terra e ságua. Poderia ser recape, nem em cima de pedra irregular que caracteriza recape nem no asfalto que já há no município. É para a implementação do asfalto, com galeria de água para que evite alagamentos e aumente a durabilidade do asfalto, calçada com acessibilidade, portanto inclusão e alguns municípios que já fizeram seu dever de casa, e já asfaltaram todo o seu município, eles não receberão o recurso para o asfalto.

Ouça a entrevista completa na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação