Cidades da região de Maringá registram dia mais frio do ano; veja a previsão para os próximos dias

Ainda faltam sete dias para o inverno, mas o recorde de temperatura mínima foi batido esta semana na região noroeste do Paraná. A chuvarada não está dando trégua e a sensação térmica baixa também não. Esfriou mesmo, conforme a previsão indicava para esses dias.
Em Cianorte e em Paranavaí a temperatura caiu e bateu recorde. Nesta quarta-feira, 14, os termômetros marcaram 9,9ºC em Paranavaí, o dia mais frio do ano até o momento. Antes, o recorde era o dia 12 de maio, com 10,3ºC. Em Cianorte também foi o dia mais frio do ano, 10,3°C.
A temperatura foi até menor que em Maringá, que também teve o dia mais frio do ano. Nesta quarta-feira, a mínima foi de 11,6ºC, quase encostando no recorde de dia mais frio no dia 11 de maio, quando os termômetros marcaram 11,8ºC. Os dados são do Simepar.
O meteorologista Samuel Braun explica que a tendência é que a chuvarada continue, mas o fim de semana deve ser de estabilidade. O sistema de baixa pressão que está atuando sobre o Sul do Brasil deve permanecer e nas regiões mais ao leste e sudoeste do estado a instabilidade deve ser ainda maior.
“O tempo vai continuar instável, o sistema de baixa pressão deve se intensificar aqui sobre o sul do Brasil e com isso volta a chover bastante forte em algumas regiões, especialmente regiões mais ao Sul, Sudoeste, Centro-Sul, Campos Gerais, Região Leste do Paraná a chuva pode ser novamente bastante significativa ao longo da quinta-feira e as temperaturas em média vão continuar variando um pouco. Na sexta-feira, 16, e também no sábado, 17, o tempo volta a ficar estável com pouca chuva no Paraná”, explica.
Em relação a chuva, na região, de domingo até esta quarta-feira, 14 choveu 58 mm; em Cianorte, 66 mm e em Umuarama, 96 mm. Em Maringá, somente nessa terça-feira, 13, choveu 34 mm.
Para os próximos dias
nesta quinta-feira, 15, as condições atmosféricas ainda serão de instabilidade em todo o Paraná, pois um
sistema de baixa pressão se intensifica sobre o Sul do Brasil. Chuvas ocorrem a qualquer momento
do dia, com volumes que devem ser significativos. Temperaturas variam pouco durante o
dia, com sensação de frio mesmo à tarde.
Na sexta-feira, 16, e no sábado, 17, o céu continua com muita nebulosidade no Paraná, mas a chuva perde
força (previsão de chuviscos ocasionais). Temperaturas seguem baixas.
No domingo, 18, o tempo volta a ficar estável, com o sol predominando na maioria das regiões paranaenses. Faz frio no amanhecer, com valores perto ou abaixo dos 5°C no sudoeste e no sul paranaense.
Em Maringá, durante a semana a mínima será de 7°C, enquanto a máxima não deve passar dos 20°C.
Veja os detalhes abaixo

