Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Inverno começa nesta quarta-feira; confira a previsão para os próximos dias em Maringá


Por Ivy Valsecchi Publicado 20/06/2023 às 15h41
Ouvir: 00:00
Foto: Thiago Louzada.

O inverno começa nesta quarta-feira 21, às 11 horas e 58 minutos e seguirá até o dia 22 de setembro, às 03h50.

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o primeiro dia da estação será ensolarado na maioria das regiões do Estado.

Em Maringá, segundo o Simepar, o primeiro dia do inverno deve ser marcado por predomínio de sol, com mínima de 13ºC e máxima de 24ºC. Os dias seguintes deverão ter temperaturas mínimas e máximas inclusive mais altas do as que têm sido registradas nos últimos dias de outono – veja abaixo a previsão para os próximos dias na cidade, de acordo com o Simepar.

Neste ano, o prognóstico dos modelos climáticos indica a incidência do fenômeno El Niño de intensidade oscilando entre moderada e forte, com probabilidade superior a 90%. O cenário sugere que o volume de chuva no Paraná ficará dentro da média para a estação, geralmente associado à passagem de frentes frias. Já a temperatura média do ar deve ficar entre próxima e acima da normalidade.

“Considerando as informações disponíveis até o momento, são esperadas poucas ondas de ar frio e seco, que provocam a queda acentuada das temperaturas, formando as condições propícias a geadas”, diz o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib. Além disso, a influência de El Niño favorece os veranicos – períodos de vários dias consecutivos com tempo seco e quente.

Entre os fenômenos característicos do inverno paranaense estão os nevoeiros, que ocorrem principalmente quando massas de ar permanecem estacionárias sobre a região.

Veja a previsão para os primeiros dias de inverno em Maringá, segundo o Simepar

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação