Polícia Militar realiza patrulhamento em colégios estaduais de Maringá
A Polícia Militar (PM) tem realizado, desde a segunda-feira, 19, patrulhamento em todas as unidades de colégios estaduais de Maringá.
As ações para o reforço da segurança nas instituições públicas de ensino acontecem após o ataque registrado em um colégio na cidade de Cambé, no norte do Paraná, na última segunda, que deixou dois estudantes mortos.
Ao GMC Online, o comandante da 1ª Cia Militar, Tenente Jeferson, informou que há a aplicação do efetivo policial nas unidades de ensino de Maringá.
“Sobre a aplicação do nosso efetivo em colégios, a gente tem direcionado todas as equipes, sejam elas de reforço ou do serviço ordinário, para estarem presentes, fazerem patrulhamento e orientações nos colégios“, disse.
O oficial ainda informou ao GMC Online que há equipes destinadas exclusivamente às unidades e que equipes que não estão atendendo ocorrências devem auxiliar no patrulhamento em regiões escolares.
“Há equipes de reforço, um pouco mais direcionado. Já [as equipes] do serviço ordinário que não estando atendendo ocorrência, fica determinado para que façam patrulhamentos nas regiões de escolas e colégios“, afirmou o tenente.
Em nota enviada ao portal GMC Online, a Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (Seed/PR) informou que desde o início do ano letivo diversas ações de prevenção de casos de violência nas escolas têm sido realizadas. Confira a nota na íntegra.
“A Seed-PR tomou desde o início do ano letivo diversas ações de prevenção de casos de violência nas escolas. Além da parceria com o BPEC, a pasta também implementou um projeto de saúde mental para alunos e ampliou o que é voltado aos professores e demais profissionais da escola. Também foi criado um botão de emergência, que pode ser acionado pelo professor no computador, dentro de cada sala de aula, para solicitar atendimento policial de emergência ao local. No episódio desta segunda-feira em Cambé, o botão foi utilizado e os policiais chegaram à escola três minutos após o acionamento.
A Seed destaca, ainda, que serão contratados cerca de 200 profissionais da área da psicologia para atuar nos Núcleos Regionais de Educação e que está promovendo, desde abril, capacitação em segurança escolar para profissionais das escolas.“