Estar Digital completa dois meses em Maringá e mais de 20 mil usuários já usaram o aplicativo
Desde o dia 15 de maio, o estacionamento rotativo em Maringá passou a ser digital. Há um mês, os talões impressos foram totalmente extintos. Quem precisa de uma vaga para estacionar no centro da cidade, precisa baixar o aplicativo Estacione Legal.
Segundo o secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Gilberto Purpur, já são mais de 20 mil usuários e na avaliação dos técnicos, o resultado foi positivo. “Na nossa avaliação aqui dos técnicos da Semob…dos agentes também que cuidam disso, a avaliação é excelente. Nós temos mais de 20 mil usuários cadastrados e fazendo utilização pelo aplicativo. São poucas as pessoas que utilizam estacionamento rotativo fora do aplicativo. Isso significa que houve uma adesão muito grande. Isso é muito bom, pelas facilidades que o aplicativo apresenta…quem tem o aplicativo dificilmente vai ser notificado ou vai levar uma multa, porque o aplicativo tem todas as condições de aviso…avisa com dez dias antes do vencimento da notificação, depois com cinco dias, dois dias e um dia…então é muito difícil que quem utilize o aplicativo acabe sendo penalizado com uma multa de trânsito”, diz.
Os agentes da Semob continuam fiscalizando e disponíveis nas guaritas em alguns pontos da cidade. Mas a porcentagem dos usuários que procuram os agentes é pequena, diz o secretário. “Desse total de mais de 20 mil usuários, 95,4% fazem todas as operações pelo aplicativo…4% desses mais de 20 mil usuários utilizaram os agentes de trânsito, um número baixo…significa que utilizando o aplicativo a demanda pelos agentes de trânsito é muito baixa, apenas 4%, e os postos fixos de atendimento, 0,6% apenas, então são números muito interessantes e realmente comprovam que o sistema do estacionamento rotativo está funcionandon muito bem”, avalia.
LEIA TAMBÉM – Carros com câmeras para o EstaR começam a rodar na próxima semana em Maringá; saiba como os veículos irão funcionar
O Glauber Rocha é um dos 20 mil usuários que baixou o aplicativo e, segundo ele, quando precisou de uma vaga no centro, o aplicativo foi bem intuitivo. “Eu tenho por prática sempre colocar em estacionamentos pagos e ocorreu uma necessidade de deixar o carro na rua e aí me deparei com a placa sobre os horários e lá tinha um qr code. Eu acionei o qr code, baixei o app, fiz o pagamento…é muito intuitivo e rápido. Eu fiz uma transferência por pix, que é uma forma muito rápida também, e em cinco minutinhos já estava legalizada a minha permanência no estacionamento, então posso relatar que o estacione legal é um aplicativo muito prático”.
De acordo com o secretário, depois da digitalização do EstaR, o número de vagas aumentou. Isso porque, antes, com a fiscalização dos agentes, as pessoas arriscavam permanecer mais de duas horas na vaga. Agora, o aplicativo não deixa o usuário esquecer que pode ser multado.