Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de novembro de 2024

Morre idoso que tinha sido levado para funerária ainda vivo após ser dado como morto em hospital de Umuarama


Por Redação GMC Online Publicado 18/07/2023 às 16h54
Ouvir: 00:00
Foto: Reprodução/OBemDito.

O homem que havia sido dado como morto e depois foi encontrado com vida acabou falecendo de fato por volta das 7h15 desta terça-feira, 18, em Umuarama.

Sidney Correia, de 57 anos, estava com problemas pulmonares e foi de Alto Piquiri para Umuarama na noite desta segunda-feira, 17, onde foi atendido no Hospital Nossa Senhora Aparecida. Horas depois de dar entrada na unidade de saúde, ele foi dado como morto pela equipe médica e o suposto corpo sem vida foi levado a uma funerária do município.

Quando o especialista iria começar o preparo do corpo viu que o homem estava vivo e chamou os socorristas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Após os atendimentos, ele foi levado novamente para o hospital. Ele estava com os batimentos cardíacos fracos e em um quadro de quase hipotermia (quando a temperatura do corpo se encontra abaixo dos 35 graus).

Um vídeo mostra o momento em que o homem chega novamente ao hospital após a constatação de que estava vivo e receber o atendimento primário do Samu – veja o vídeo abaixo.

Na manhã desta terça-feira, 18, Sidney Correia morreu por complicações pulmonares. O corpo foi encaminhado para velório na Capela Mortuária de Alto Piquiri e o sepultamento estava previsto para acontecer às 16h30 no cemitério do município.

A família de Correia é de Portugal e ele residia em uma casa de repouso em Alto Piquiri.

Hospital emitiu nota sobre o paciente ter sido dado como morto

O Insa (Instituto Nossa Senhora Aparecida), mantenedora do Hospital Nossa Senhora Aparecida de Umuarama, divulgou, na manhã desta terça-feira uma nota técnica sobre a situação de um paciente que estava sendo atendido no hospital e foi levado para o serviço funerário, após ter sido dado como morto.

De acordo com hospital, todas as “medidas administrativas necessárias estão sendo tomadas”, e “uma sindicância para a apuração dos fatos está sendo aberta”.

Na nota, a entidade afirma ainda que “os profissionais envolvidos já foram afastados de suas atividades” e que está à disposição dos familiares para “esclarecimentos”.

‘Identificamos sinais vitais’, disse empresa de serviço funerário

A empresa de serviço funerário Umuprev também divulgou nota à imprensa nesta manhã. De acordo com a empresa, o corpo foi levado pela Acesf (Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Umuarama) que faz a remoção do corpo do local da morte até o serviço que faria o preparo para o velório.

Conforme a empresa, assim que recebeu o corpo, o profissional responsável pelo preparo, iniciou um protocolo de atendimento para verificar o óbito para que, somente após, fosse iniciada a preparação do corpo.

“No entanto, durante esses procedimentos, identificamos sinais vitais. Diante dessa inesperada constatação, agimos prontamente e, em consonância com as diretrizes estabelecidas, acionando imediatamente o Serviço de Urgência SAMU. Um médico foi enviado e, após avaliação, atestou a presença de sinais vitais no paciente. Sendo assim, o paciente foi devidamente removido para uma unidade hospitalar para receber o atendimento adequado” destaca a empresa.

Investigação

A 7ª Subdivisão Policial de Umuarama, que tomou conhecimento da situação de forma extraoficial, deverá abrir uma investigação para apurar o ocorrido e entender o que aconteceu.

Veja o vídeo que mostra o homem chegando novamente ao hospital após ser dado como morto

Com informações do OBemDito.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação