Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de novembro de 2024

Sistemas de alerta em cruzamentos de linha férrea são testados em Sarandi


Por Letícia Tristão/CBN Maringá Publicado 22/07/2023 às 09h05
Ouvir: 00:00
Foto: Prefeitura de Sarandi

A concessionária que opera trens no Sul do país e a Prefeitura de Sarandi instalaram, em parceria, duas passagens em nível sensoriadas em pontos de cruzamento com linha férrea considerados críticos. O objetivo é aumentar a segurança nos locais onde há passagem de trem no perímetro urbano.

Sarandi tem seis cruzamentos de perímetro urbano com linha férrea. Os locais são perigosos e frequentemente o registro de acidentes são feitos nesses pontos.

Os sistemas estão em fase de teste. É o que explica o secretário de trânsito, David Cruz. “Nós sabemos que essas passagens são bastante movimentadas tem um alto índice de acidentes e esse índice foi até apresentado pela concessionária e eles desenvolveram essa tecnologia e contemplaram alguns municípios do Paraná com o objetivo de trazer mais segurança e mobilidade para os nossos cidadãos de Sarandi”, explica.

Os sistemas estão em funcionamento nos cruzamentos da linha férrea com as ruas América e Atílio Salvalagio. São vários sensores de inteligência artificial que detectam a aproximação dos trens integrados a um semáforo, que no momento está com pisca intermitente amarelo, mas que em breve deve estar funcionando.

Os locais selecionados para receber a tecnologia contabilizaram 9 acidentes entre 2019 e 2022. Antes de Sarandi, a Rumo instalou esses testes em passagens em nível nos municípios de Apucarana, Mandaguari, Ponta Grossa, Arapongas, Jandaia do Sul e Curitiba.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação