Barraca Universitária: relembre artistas que já passaram pelo evento
A Barraca Universitária ou simplesmente ‘BU’ como é conhecida por muitos na Cidade Canção se tornou o maior evento de sertanejo universitário do Sul do Brasil. Com 22 anos de tradição, a festa é conhecida e relevante tanto para o público quanto para o mercado brasileiro de shows, dando projeção para muitos artistas promissores.
Na edição 2023, o evento terá três noites e um sunset entre os dias 11 e 14 de agosto. Pensando nisso, o GMC Online preparou uma lista com vários nomes da música brasileira que se apresentaram na BU. Confira.
Ana Castela e Luan Pereira
A artista Ana Castela foi uma das novidades na edição de 2022 na Barraca Universitária. Na época, com apenas 18 anos, ela lotou o espaço fazendo com que os fãs curtissem o evento ao som do berrante que introduziu a música “Pipoco”.
Com mais de 15 milhões de ouvintes mensais, a ‘boiadeira’ tem conquistado seu espaço mostrando que existe lugar para todos quando se trata de música. Seu último single intitulado ‘Solteiro forçado’ já alcançou quase 35 milhões de views no YouTube. Quem abriu a programação do primeiro fim de semana da BU 2022 foi o Us Agroboy, Luan Pereira. Com mais de oito milhões de ouvintes no Spotify, o cantor tem conquistado o carinho do público por onde passa. Recentemente ele esteve em Maringá para gravar a segunda parte do clipe “Moletom”, além de ter sido uma das atrações principais da Expoingá 2023.
Leo Santana
Quem também já animou a Barraca Universitária foi o cantor Léo Santana. Na época, o artista disse em entrevista que estava encantado com a recepção do público no Sul do Brasil.
“Gosto de quebrar barreiras. Sou taurino e ansioso. Sempre pergunto: será que o povo vai conhecer a nossa música? E graças a Deus estou sendo surpreendido, aqui no sul do Brasil. Fizemos o Baile da Santinha em Curitiba e em Florianópolis. E sou sempre surpreendido com o povo cantando todas as músicas”, disse em entrevista à BU 2019.
Com mais de 21 milhões de seguidores no Instagram, o artista tem usado a rede social para divulgar seus trabalhos e compartilhar sua rotina.
Edson e Hudson e Israel e Rodolffo
Edson e Hudson também se apresentaram na Barra Universitária no ano de 2019. Donos de canções que fizeram muito sucesso, como “Foi Deus” e “Azul”. Com mais de dois milhões de ouvintes mensais no Spotify, a dupla, em 23 anos de carreira, escreveu um capítulo importante da história da música sertaneja, principalmente para a década de 90.
Na mesma edição, a dupla Israel e Rodolffo também foram presença confirmada no evento. Com um show histórico levaram o público à loucura. Durante a atração, as canções Casa Mobiliada, Coração de Quatro e Não Existe Amor Sem Briga também foram pontos altos da noite, e um pot-pourri de clássicos teve versões de Fio de Cabelo e Telefone Mudo, pra galera soltar a voz.
Projota
Quem acredita que a Barraca Universitária é exclusiva para a música sertaneja está enganada. Em 2018, o rapper Projota animou o lugar e muitos fãs vibraram com os principais hits do cantor.
Com mais de dois milhões de ouvintes mensais no Spotify, o artista também detém a marca de dois bilhões de visualizações no Youtube, além de seis milhões de inscritos. Poucos artistas conquistaram números tão superlativos quanto o rapper: são 16 músicas tocadas entre as 10 mais nas rádios brasileiras.
Zé Felipe
Em 2018, o cantor Zé Felipe foi um dos destaques da atração. O cantor é natural de Goiânia e é um dos filhos do cantor Leonardo, quem o ensinou a tocar os primeiros acordes do violão. Atualmente Zé Felipe soma mais de 26 milhões de seguidores no Instagram e mais de sete milhões de ouvintes mensais no Spotify.
Durante anos, o evento tem reunido nomes consagrados da música ao mesmo tempo em que dá projeção a artistas. Por duas décadas, a balada foi realizada dentro de uma das maiores feiras agropecuárias do País, a Expoingá. Outros artistas como Matheus e Kauan, Cesar Menotti e Fabiano, Pablo Vittar, Jads e Jadson, Simone e Simaria, Ze Neto e Cristiano, Fernando e Sorocaba, Thiaguinho, Bruno e Marrone, Lucas Lucco, Cristiano Araujo, Victor e Leo, Michel Teló, Maiara e Maraisa e muitos outros.
Foto: Divulgação