Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de novembro de 2024

Popular remédio para febre e dor que você tem em casa se torna principal causa de falência do fígado


Por Redação GMC Online Publicado 14/08/2023 às 11h16
Ouvir: 00:00

O Paracetamol é um remédio amplamente conhecido e utilizado para aliviar dores e reduzir febres. Entretanto, seu uso inadequado, com superdosagens, tem preocupado autoridades nos Estados Unidos, Reino Unido e Brasil, pois o remédio pode levar à falência do fígado. De acordo com a BBCalgumas estimativas apontam vendas de 49 mil toneladas desse medicamento ao ano nos Estados Unidos, ou seja, 298 comprimidos por americano a cada 12 meses. Já no Reino Unido, a média é de 70 unidades desse fármaco por pessoa durante o mesmo período.

A BBC apurou que de acordo com a FDA, entre os anos de 1998 e 2003, as overdoses de paracetamol foram identificadas como a principal razão por trás da ocorrência de falência hepática aguda nos Estados Unidos. Em 48% desses incidentes, a overdose foi acidental, uma vez que as vítimas ultrapassaram inadvertidamente o limite diário recomendado.

Um estudo realizado em 2007 pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos projetou que a overdose de paracetamol resulta em cerca de 56 mil visitas a salas de emergência, 26 mil hospitalizações e 458 óbitos anualmente.

O Paracetamol é um remédio que pode levar à falência do fígado, se usado de maneira inadequada. Foto: Ilustrativa/Freepik

Outros estudos indicam que o paracetamol é responsável por até 45% dos casos de falência hepática nos Estados Unidos e por 60% dos episódios similares registrados no Reino Unido. Até o momento, não há uma análise comparável disponível para o Brasil.

Popularidade no Brasil e venda livre

No Brasil, o Paracetamol ocupa a 19ª posição na lista dos princípios ativos mais comercializados, figurando entre os 25 medicamentos sem prescrição mais populares, de acordo com a Anvisa. Dados do Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Unicamp mostram um aumento significativo de 44% nos casos de intoxicação causada pelo uso indiscriminado do Paracetamol no país, entre 2020 e 2021.

No Brasil, a Anvisa já publicou diversos alertas sobre o consumo indiscriminado do paracetamol e os efeitos disso na saúde. “O uso indiscriminado de paracetamol pode levar a eventos adversos graves, incluindo hepatite medicamentosa e morte. Uma vez utilizado para alívio de dores e febre, devem ser observadas a dose máxima diária de paracetamol e o intervalo entre as doses recomendado em bula, para cada faixa etária”, alertou a Anvisa em 2021.

“O uso do medicamento deve ser feito com cautela, sempre observando a dose máxima diária e o intervalo entre as doses, conforme as recomendações contidas na bula, para cada faixa etária”, orienta a agência em comunicado de 2021.

Recomendações:

Conforme a Anvisa, deve ser observada a dose máxima diária de paracetamol, conforme a bula do medicamento:

  • Adultos e crianças acima de 12 anos: A dose máxima é de 4 gramas em um dia. 
  • Crianças entre 2 e 11 anos: Não deve ser utilizado mais de, 50-75 mg/kg, em um dia (24 horas).
  • Para crianças abaixo de 11 kg ou 2 anos ou com menos de 20 kg: consulte o médico antes de usar.

O que diz a empresa

Após a publicação da reportagem da BBC News Brasil , a Kenvue (empresa desmembrada a partir da Johnson & Johnson que é responsável pelo Tylenol) se posicionou por meio de nota e ressaltou que “a saúde e a segurança das pessoas são as principais prioridades”. Leia a seguir na íntegra

“Tylenol, cujo princípio ativo é o paracetamol, tem mais de 60 anos de história clínica que apoiam sua segurança e eficácia. A bula do medicamento contém instruções importantes de uso, incluindo limites de dosagem, precauções e advertências para situações específicas. Como acontece com qualquer medicamento, as pessoas devem ler e seguir cuidadosamente a bula de Tylenol e consultar seu médico se tiverem dúvidas”, diz o texto. 

 ”O Tylenol é um dos medicamentos mais utilizados e estudados no mundo e sua segurança e eficácia são comprovadas por centenas de estudos clínicos publicados em revistas científicas de diversos países. No Brasil, o paracetamol faz parte da lista nacional de medicamentos essenciais, pois seu princípio ativo é uma das opções mais indicadas para o alívio seguro e eficaz da dor”, conclui a empresa. 

A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para o Autocuidado em Saúde (Acessa) enviou nota após a publicação afirmando que defende “o uso de MIPs [medicamentos isentos de prescrição] e produtos para saúde de forma responsável e o letramento em saúde, que é a busca de fontes confiáveis de informação para que uma pessoa possa tomar melhores decisões sobre a sua saúde”.

“Paro o uso seguro de um medicamento isento de prescrição, é necessário sempre consultar antes as informações da bula e do rótulo do produto. Além de estarem disponíveis na própria embalagem dos MIPs, essas informações também estão disponíveis no site da fabricante do medicamento e no bulário eletrônico da Anvisa. E vale sempre reforçar que, em caso de dúvidas, o médico e o farmacêutico devem ser consultados, sendo importantes aliados na promoção do uso racional dos MIPs”, acrescentou a assessoria de imprensa da associação.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Passageiro incendeia ônibus em que viajava com outras 45 pessoas; veículo foi destruído


Um homem se trancou no banheiro do ônibus em que viajava de São Paulo para Curitiba, na madrugada desta sexta-feira,…


Um homem se trancou no banheiro do ônibus em que viajava de São Paulo para Curitiba, na madrugada desta sexta-feira,…

Geral

Execução de delator do PCC: força-tarefa cumpre mandados de busca, apreensão e prisão


A força-tarefa criada pela Secretaria da Segurança Pública para investigar a execução do empresário Antônio Vinicius Lopes Gritzbach no último…


A força-tarefa criada pela Secretaria da Segurança Pública para investigar a execução do empresário Antônio Vinicius Lopes Gritzbach no último…

Geral

11 Estados relatam falta de vacina; veja quais são e o que diz o governo


Pelo menos 11 Estados do País registram falta de algum tipo de vacina, de acordo com levantamento feito pelo Estadão…


Pelo menos 11 Estados do País registram falta de algum tipo de vacina, de acordo com levantamento feito pelo Estadão…