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23 de novembro de 2024

Pedágios: primeiro leilão da nova concessão ocorre dia 25; saiba a situação das rodovias da região de Maringá


Por Redação GMC Online Publicado 16/08/2023 às 15h54
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Lote 1 da nova concessão terá 156 km de duplicação na BR-277, entre Curitiba e Prudentópolis. BR-277.
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realiza no dia 25 deste mês o leilão do primeiro lote da nova concessão rodoviária do Paraná. O destaque fica para a BR-277, ocupando 227,8 quilômetros do total de 473 quilômetros do Lote 1, com início no Parque Barigui em Curitiba, e indo até o entroncamento com a BR-373 próximo a Prudentópolis, local conhecido como Trevo do Relógio.

Essa é a segunda matéria da série da Agência Estadual de Notícias (AEN) que apresenta as principais obras do Lote 1. A primeira abordou as melhorias no Contorno Norte e no Contorno Sul de Curitiba. As reportagens serão publicadas até sexta-feira, 18, e ainda vão abordar melhorias na Região Metropolitana de Curitiba e na ligação Ponta Grossa-Prudentópolis.

A rodovia federal terá 156,3 km de duplicação, com início no Trevo Sprea, em Balsa Nova, interseção em desnível no entroncamento com a BR-376, e segue até o Trevo do Relógio, passando por Palmeira e Irati. As obras devem iniciar já no terceiro ano do contrato, com duas frentes de trabalho, no km 164+700, trevo de acesso para Porto Amazonas, e no km 249, entroncamento com a Rua Ladslau Cgriczinski, acesso para Irati.

Serão executados também 151,26 quilômetros de faixas adicionais, com destaque para a ligação entre Campo Largo e o Contorno Leste de Curitiba, com novas faixas em ambos os sentidos da via, sendo uma de 14,20 km e a outra de 13,30 km.

Na variante da BR-277 em Balsa Nova, do entroncamento com a estrada de acesso à Cimento Itambé até São Luiz do Purunã, serão mais 8,4 km de faixa, e um outro trecho de 6,68 km até o Trevo da Sprea; no perímetro urbano de Curitiba serão outros 5,31 km, do Parque Barigui ao Contorno Leste; e em Campo Largo serão 5,6 km de faixa adicional no eixo principal e outros 2,16 km na no trecho de acesso à variante.

De novas vias marginais na BR-277 serão 14,06 km. São 3,11‬ km no perímetro urbano de Curitiba; 900 metros na altura do km 191, acesso para Papagaios Novos (distrito de Palmeira); e 2,3 km a partir do km 249, em Irati, entre outras.

VIADUTOS
Estão previstas quatro novas interseções em desnível do tipo trombeta, que conta com três ramos, sendo que um deles faz uma curva de 270º antes de se dividir. Será uma trombeta no acesso para a Colônia Witmarsum; uma no acesso para Porto Amazonas; uma no acesso para Prudentópolis; e a última no Trevo do Relógio.

Também serão executadas 27 interseções em desnível do tipo diamante, em que há uma saída e um acesso para a rodovia principal em ambos os sentidos, pela pista da direita. Os primeiros, já no terceiro ano do contrato, serão no km 166+800, logo após o trevo de Porto Amazonas; no km 172+300, entroncamento com a estrada de acesso para a Colônia Quero-Quero; no km 249+700 no perímetro urbano de Irati; no km 257+480; e outro no 262+200, ambos entre Irati e Prudentópolis.

Ainda será executado um viaduto no km 240+650, no trevo de acesso para Fernandes Pinheiro, e uma nova passarela em Curitiba, no km 4+730, próximo ao trevo do Contorno Leste. No caso do viaduto férreo que passa sobre a BR-277 próximo ao trevo de Porto Amazonas, a concessão prevê construção de uma nova estrutura, adequada à pista que será duplicada, com traçado variante da linha férrea.

E está prevista a regularização e adequação de 47 acessos ao longo do trecho concedido da BR-277, e cinco correções de traçado, sendo três delas na variante em Balsa Nova, e as outras duas em curvas próximas ao Trevo do Relógio, em Prudentópolis. Ainda no trecho da variante, está prevista uma área de escape no km 3+500.

Além de novas estruturas, também serão realizadas melhorias nos viadutos e trincheiras já existentes.

FAUNA
Visando reduzir o incidente com animais cruzando as pistas, estão previstas as implantações de passagens de fauna em seis trechos diferentes da BR-277. As estruturas ficarão entre o km 108 e km 111, ligação de Curitiba a Campo Largo; km 133 a km 138, em Campo Largo; km 154 ao km 155, próximo ao acesso à Colônia Witmarsum; do km 194 ao km 201 e do km 216 ao km 229, entre Palmeira e Irati; e do km 273 ao km 275, próximo ao acesso para Prudentópolis.

E para diminuir o impacto de acidente com veículos de carga líquida, serão construídas caixas de contenção de líquidos perigosos no cruzamento com 24 rios ao longo da BR-277.

LOTE
O edital prevê ainda obras e melhorias para as rodovias PR-423, PR-427 e BR-476 na Região Metropolitana de Curitiba, e para a BR-373, entre Ponta Grossa e o Trevo do Relógio. Devem ser investidos cerca de R$ 7,9 bilhões em obras da concessão de 473 quilômetros, ao longo dos primeiros anos de contrato.

Confira aqui os detalhes de todas as obras previstas no Lote 1 e aqui a localização das principais obras da BR-277.

A situação dos pedágios da região de Maringá

O cronograma de concessão para os lotes 4 e 5 dos novos pedágios do Paraná, que incluem rodovias da região noroeste e são os que mais atingem a região de Maringá, prevê que a licitação seja no segundo semestre de 2024, com previsão de início de cobrança do pedágio em 2025.

A informação foi dada pelo deputado estadual Fábio Oliveira (Podemos), em entrevista à CBN Maringá.

Fábio é coordenador da Frente Parlamentar da Engenharia, Agronomia, Geociência e da Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), que terá a tarefa de fiscalizar a concessão, a manutenção das estradas, a realização  de obras e a qualidade dos materiais utilizados nas construções.

Conforme o deputado, a licitação do lote 2 está prevista para o dia 29 de setembro. “Ou seja, a licitação do lote 1 e do lote 2, que é os que já estavam mais avançados, que o Tribunal de Contas já tinha feito avaliação, vai acontecer agora já no segundo semestre de 2023. As obras provavelmente vão se iniciar no primeiro semestre de 2024”, explicou.

De acordo com o cronograma que foi estabelecido, segundo o deputado, a licitação dos lotes 3, 4, 5 e 6 vão ficar para 2024. O deputado destacou que os lotes 4 e 5 são os que mais atingem a região de Maringá – veja abaixo a localização das praças de pedagios dos lotes 4 e 5. “A licitação, ou seja, a abertura do edital para meados de 2024, e o edital efetivamente, a licitação efetivamente, acontecendo no final de 2024, ou seja, a licitação sendo em 2024, o que nós vamos ter é o início das obras aqui do lote 4 e 5, que atinge Maringá, provavelmente no segundo semestre de 2025”, esclareceu.

Veja a localização das praças de pedágio que compõem o lote 4

Localização das praças de pedágio – Lote 4. Fonte: Estudos de Tráfego/Reprdução/Agência Nacional de Transportes – ANTT.

Veja a localização das praças de pedágio que compõem o lote 5

Localização das praças de pedágio – Lote 5. Fonte: Estudos de Tráfego/Reprdução/Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT.

Com informações da Agência Estadual de Notícias.

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