14 de abril de 2025

Vídeo: biólogo flagra sucuri gigante entrando em lago


Por Agência Estado Publicado 28/08/2023 às 09h06
Ouvir: 02:07

O biólogo Delcí Arruda fazia uma ronda na fazenda onde é gestor, na manhã desse domingo, 27, na cidade de Porteirão, a 180 km de Goiânia, quando avistou uma sucuri verde de 6,20 metros atravessando a estrada que corta um aterro da fazenda. Segundo o biólogo, essa é uma aparição rara, pois essa espécie de cobra se locomove muito pouco e sempre à noite. “Ela é muito sensível ao sol e só saiu do lugar onde estava porque o dia estava chuvoso”, explica.

Foto: Reprodução

Além disso, cobras desse tamanho se alimentam de animais de porte médio, como capivaras, veados, jacarés. Em geral, elas ficam cerca de 6 meses fazendo a digestão. Essa espécie também não sai para caçar quando está gestando, o que vai de 7 a 8 meses. A época de acasalamento desses animais vai de março a junho, segundo o biólogo.

Arruda acredita se tratar de uma fêmea, já que os machos são mais finos – ele calcula que ela pesa de 100 a 120 quilos – e provavelmente estaria caçando. Essa espécie de cobra é endêmica em Goiás e comum na região da fazenda, que fica em uma área de nascente. A sucuri é um animal semiaquático.

Essa foi a segunda vez que Arruda avistou uma sucuri na fazenda. A primeira vez foi à noite e ele acredita que a cobra era ainda maior do que a que viu neste fim de semana. As sucuris verdes podem chegar a 10 metros.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Receita apreende carga ilegal do Mounjaro avaliada em R$ 1 milhão no Aeroporto de Recife


Uma carga de 389 canetas do Mounjaro (tirzepatida) foi retida pela Inspetoria da Receita Federal na madrugada de domingo, 13,…


Uma carga de 389 canetas do Mounjaro (tirzepatida) foi retida pela Inspetoria da Receita Federal na madrugada de domingo, 13,…