Atleta maringaense de triatlo conquista vaga para o Mundial do Ironman 70.3 na Nova Zelândia
Maringá foi representada pelo atleta Marcos Calesse, de 51 anos, que subiu ao pódio no Ironman 70.3, realizado no último domingo, 28, em Maceió – AL. O triatleta conquistou o quarto lugar na prova que é composta por 1,9km de natação, 90km de ciclismo e 21,1km de corrida, com o tempo total de 4 horas, 49 minutos e 28 segundos, garantindo a vaga para o mundial da modalidade em 2024 que será realizado na Nova Zelândia.
Carlesse é empresário do ramo artístico/musical e iniciou na modalidade em 2020. Ele se prepara para o Iroman de Barcelona, que será no dia 1 de outubro, mas na modalidade full -sua prova preferida – quando as quilometragens das provas aumentam para 3,8 km de natação, 180km de ciclismo e 42km de corrida.
Para ele, a conquista da vaga para o mundial no Iroman 70.3 foi uma surpresa boa que não estava nos planos e o trabalho dos profissionais envolvidos na sua equipe de preparação será fundamental para buscar agora a vaga no mundial do IronMan modalidade full.
“Estou muito feliz pelo desempenho nessa prova de domingo, que na verdade era um treinamento em alto nível para Barcelona, que será praticamente daqui a um mês. Com quase 900 participantes, consegui terminar em quarto na minha categoria e 76º no geral e no final ainda fui coroado com a vaga para o mundial da prova no ano que vem que será na Nova Zelândia. Agradeço muito aos profissionais, todos de Maringá, que estão ao meu lado nesse projeto, porque sem eles eu não teria esse resultado e nem condições de competir em alto nível em Barcelona”, explicou o atleta.
A preparação para a disputa das provas de Iroman é diária. Além da disciplina com a sua alimentação e com os treinamentos de corrida, natação e ciclismo, o atleta se divide com suas atividades profissionais e com o tempo para sua família. “Não é fácil, mas é possível. Hoje preciso ter uma gestão de tempo que me possibilite ter uma vida social, trabalhar, treinar e manter o acompanhamento com os profissionais. Quero poder motivar minhas filhas, minha família, amigos e outras pessoas a buscarem o esporte como uma opção de vida saudável”, disse Marcos Carlesse.
Seus treinamentos são realizados nas ruas e rodovias da região de Maringá e na Vila Olímpica, além do trabalho de fortalecimento e prevenção de lesões na Clinisport Prime e Clínica da Coluna. Existe também o acompanhamento realizado com o cardiologista Otávio Mangili, com o nutricionista Braulio Branco e com o seu treinador Cesar Dalquano.